Exclua os queixosos da área comercial da sua empresa... ou não os contrate
Pessoas que só reclamam são, em si mesmas, o problema de que elas mais se lamentam, mas não querem sabem.
continue lendoNão espere pelo "Eureka" para inovar ou ter um negócio
Mais que capital ou qualquer outro detalhe importante, o momento de lançar uma ideia tem um valor positivo incrível.
continue lendoO comprador arrogante
Vendedores de grandes e pequenas empresas vivem situações muito parecidas com a que exponho neste artigo. Vale conhecer.
continue lendoVocê precisa de venda? Leia este recado.
A pandemia deixou as pessoas mais analíticas, mais questionadoras e mais ligadas à realidade. Como vender neste cenário?
continue lendoExperiência é o que faz o cliente voltar (ou não)!
Se você deseja construir uma marca forte, preocupe-se muito com o comportamento de todos os envolvidos na cadeia de atendimento.
continue lendoFaça do seu negócio o que precisa ser feito. Nada mais!
Não caia na esquizofrenia de querer fazer tudo pelo cliente.
continue lendoO Efeito Âncora
O Efeito Âncora ou Ancoragem é um viés cognitivo de enorme poder sobre as negociações.
continue lendoSó líderes saem desta encruzilhada com sucesso
Gerentes em geral perdem mais de 70% de seu tempo tentando melhorar funcionários não produtivos.
continue lendoPreço não é o mesmo que valor
Valor é sempre uma avaliação subjetiva. É algo pertinente a certos aspectos da vida.
continue lendoCom ou sem telhado?
Se não existe um teto, nós não ficamos desapontados quando algumas gotas de chuva nos atingirem. Mas se tem um teto ...
continue lendoQuer seguir a 'carreira solo'?
Deseja ter o seu próprio negócio? Arriscar num empreendimento? Saiba qual caminho seguir com segurança.
continue lendoNão se trata de reinventar
Os negócios, doravante, terão de se enquadrar a um novo contexto. É possível reinventar?
continue lendoO real valor do Merchandising
Merchandising tem por finalidade colocar o produto no ponto de venda da forma mais atraente para que a venda aconteça.
continue lendoProfissionais de verdade não temem amadores
Mecânicos talentosos certamente não se importam com aquele ‘marreteiro’ que pôs uma oficina e está oferecendo seus serviços no bairro.
continue lendoO quase impossível sucesso da Apple
Depois do i-Phone nada mais foi igual ao que era antes.
continue lendoNão despreze as necessidades pessoais na hora de fazer negócio
As nossas necessidades influenciam tudo o que fazemos, especialmente os negócios de compra e venda.
continue lendoA sua empresa está preparada para a retomada da economia?
Como estão os gerentes e suas equipes? Como você está em relação à leitura do mercado e do comportamento do consumidor a fim de aproveitar as oportunidades que surgirão?
continue lendoGerentes, garantam um final feliz na condução do seu pessoal
Como agir para conduzir o grupo de trabalho a tornar-se uma equipe. É o que tratamos neste texto.
continue lendoO que acontece com quem nada sabe sobre vendas
Vender é tudo na vida! Ou você está vendendo ou está fracassando!
continue lendoCOMO TREINAR VENDEDORES ANTIGOS OU TEIMOSOS
Trocar todo o quadro não é uma possibilidade quando a mão de obra capacitada está escassa como nunca antes.
continue lendoQuantos chutes a gol caberiam a você?
O sucesso em vendas consiste num trabalho a que poucos estão dispostos a suar de verdade para conquistar.
continue lendoAmbiente, organização e clientes
Quando o pneu do carro de uma pessoa bonita fura, mais de 60% dos pedestres se detêm para ajudá-la. O que isso tem a ver com negócios?
continue lendoSer representante comercial, hoje
O que se espera do representante comercial na atual empresa do conhecimento.
continue lendoOs três princípios de perenidade em vendas
Sem princípios, nenhuma carreira alcança o sucesso. Vendas exige ainda mais.
continue lendoEstá vendendo pouco? Venda sopa!
Como pensar diferente para melhorar resultados de vendas?
continue lendoDeste modo você conseguirá vendas de verdade
Qual a fórmula para realizar vendas perenes e valiosas?
continue lendoO grande truque do atendimento perfeito
O que é essencial para fidelizar clientes, ou melhor, fazê-los voltar para comprar?
continue lendoVENDAS E PRINCÍPIOS DE VIDA
Três lições que foram a base do sucesso de um dos grandes profissionais de venda que conheço.
continue lendoMerchandising e sucesso em vendas
O consumidor não tem tempo nem paciência para aprender sobre produtos. A quem cabe esta missão importante para que as vendas ocorram?
continue lendoO ambiente dos negócios hoje
Se a organização não voltar a face completamente para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço próprio.
continue lendoFolder ou campanha não resolve a venda
Um profissional de venda competente dependerá sempre de sua inteligência e esforço. Já o preguiçoso acredita em campanha e recursos secundários.
continue lendoO dia a dia dos vendedores de todo o mundo
O medo que os vendedores sentem em seu exercício profissional é um sentimento sufocante, que dificulta atingir objetivos e lhes sonega sucesso.
continue lendoO cliente está p*to! E agora?
Problemas com produto, serviço ou atendimento? O que fazer (de verdade) para não perder o cliente?
continue lendoE por falar em diferenciação...
Diferenciar é verbo que já se tornou "lugar comum". Todo mundo se declara diferenciado. Mas os clientes já não se deixam enganar. O que fazer então?
continue lendoLista de clientes potenciais e facilidade em vendas
Todo vendedor deseja ter uma lista de nomes e telefones para começar a fazer bons negócios.
continue lendoUm recado aos empresários e executivos
Como enfrentar o momento presente? Como aproveitar o estado de paralisia e tensão em que os negócios se apresentam?
continue lendoO que buscar numa Negociação
Qual sentimento buscar ou alimentar ao entrar numa negociação? E como usufruir corretamente dos resultados?
continue lendoO VENDEDOR DE FERRARI
Como vencer o obstáculo psicológico do preço no momento da venda?
continue lendoPAÍS EMPREENDEDOR? MENTIRA!!!
Está no DNA do brasileiro querer ter negócio próprio e não depender de emprego e patrão. Mas por que tantas empresas quebram?
continue lendoO FRACASSO DOS TREINAMENTOS DE VENDA
Por que a maior parte dos treinamentos de venda não resolve os problemas das equipes? Onde está a verdadeira causa?
continue lendoPRECISA-SE DE VENDEDORES
Por que está tão difícil preencher as boas vagas de vendedores abertas no mercado atual? Onde está o problema? O que os vendedores devem fazer para conquistá-las?
continue lendoDEIXE A AMIZADE DE LADO AO FAZER NEGÓCIOS
Empresa não é lugar para se ter amigos. Negócios exigem critérios e regras claras.
continue lendoJAMAIS DESISTA DA VIDA E DE CLIENTES
Conheça uma das principais causas de perda de clientes nas empresas.
continue lendoO VENDEDOR BONZINHO
Dos muitos tipos diferentes de homens e mulheres de venda, este merece destaque. Você precisa conhecê-lo.
continue lendoO FABULOSO MERCADO DOS MAIORES DE 50
Recente pesquisa mostra que a atual oferta de produtos e serviços não atende a expectativa de consumo dos que têm mais de 50 anos. Grande oportunidade.
continue lendoSE É CARO É BOM? VOCÊ ACREDITA NISSO?
Todo negócio ocorre segundo um modelo mental das pessoas dos dois lados da mesa. Pode-se dizer que as crenças é que nos impulsionam a agir como agimos. Entenda um fenômeno interessante em venda.
continue lendoCOMO CONHECER O CLIENTE PARA FIDELIZÁ-LO
Uma análise constante do cliente é o caminho mais garantido para se chegar à fidelização. Mas como fazer isto? Leia a minha proposta.
continue lendoVENDEDORES NEGATIVOS: UM SACO!
Quando pessoas têm os olhos voltados só para as dificuldades, tudo é muito mais difícil.
continue lendoOS SEUS CLIENTES VEEM A REALIDADE DOS SEUS PRODUTOS?
Será que o "verde" que eu vejo é o "verde" que você vê? O que é a realidade? E se você vende algum produto ou serviço, os seus clientes enxergam o benefício? Veja aqui o que você pode fazer.
continue lendoAPRENDA A SER O MELHOR NEGOCIANTE DA PRAÇA
Como fazer bons negócios? O que ter no pensamento? Como progredir nesta arte?
continue lendoPARA QUÊ EXISTEM AS EMPRESAS?
Uma empresa deve ganhar dinheiro e ter lucro? Deve incentivar seus funcionários a venderem mais e a bater metas?
continue lendoPARA QUE O CLIENTE VOLTE
É melhor ter alguns insights profundos do que planilhas e mais planilhas de médias numéricas. É melhor satisfazer desejos reais do que muitas necessidades imaginárias.
continue lendoVELHOS E TERRÍVEIS PROBLEMAS DE ATENDIMENTO
Sem atendimento adequado, negócio nenhum prospera.
continue lendoQUAIS OS ATRIBUTOS DE UMA APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL?
Os pontos mais importantes a comporem uma apresentação a clientes internos, potenciais ou efetivos.
continue lendoNEGÓCIOS NA TERRA, NÃO NO CÉU
Tudo tem limite. Na hora da venda é preciso que isto fique bem claro.
continue lendoNUNCA TENHA 100% DE CERTEZA
Você pode ser um indivíduo mais atento e menos influenciável por tolices.
continue lendoCOMO FUNCIONAM AS PROMOÇÕES DE VENDA?
Em geral, as pessoas comuns querem ganhar dinheiro na base do ‘churrasco e cerveja’. Mas isto não é possível.
continue lendoFIDELIDADE OU LEALDADE?
Conhecer o sentido das expressões é uma ajuda efetiva em todas as ocasiões da vida.
continue lendoA MAIS EFICAZ HISTÓRIA DE VENDA DE TODOS OS TEMPOS: "O SEGREDO DE SAM"
Você vai amar esta forma delicada e divertida de aprendizagem sobre a técnica de venda eficaz, que funciona de verdade e poderá lhe ajudar a ter resultados reais.
continue lendoCONTE ÀS PESSOAS O QUE VOCÊ FAZ
Saiba quem precisa dos seus produtos ou serviços. Depois, aprenda a explicar bem a respeito e comece a contar às pessoas certas.
continue lendoCOMO VENDER TUDO MELHOR
Boa venda não depende só da motivação do vendedor. Há muitos fatores. Porém, o principal deles é desenvolvido através de um processo. Conheça-o aqui.
continue lendoUM MINUTINHO, POR FAVOR!
Expressões usadas para tranquilizar o cliente podem se traduzir em tensões desnecessárias do atendimento.
continue lendoNÃO TEM CLIENTES? DE QUEM É A CULPA?
Há maneiras e maneiras de se estabelecer uma relação profissional de venda. A que eu apresento nesse breve artigo é a mais importante de todas.
continue lendoO QUE É BOM, VALE!
Valor não é preço. A compreensão sobre estes conceitos é a chave para muitos negócios ou ações nos negócios.
continue lendoSEM ELAS QUALQUER NEGOCIAÇÃO PODERÁ NAUFRAGAR
Sentimentos elevam exponencialmente o grau de risco das negociações.
continue lendoCOMO DEMONSTRAR O VALOR DAQUILO QUE VOCÊ FAZ OU VENDE
Duas palavras são definitivas em qualquer processo de comunicação: conhecimento e relacionamento.
continue lendoO PREÇO, SIM, FAZ DIFERENÇA!
Até que ponto o preço faz parte da decisão de compra do cliente? E o que, além dele, compõe essa equação mental?
continue lendoDIFERENTES ÓTICAS PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING E MERCHANDISING
Há ângulos desde onde obtém-se visões diferentes para a venda de produtos e serviços. Este artigo traz dois conceitos.
continue lendoPARA REALIZAR GRANDES VENDAS
Sentir-se e estar em plenas condições de enfrentar o mercado do jeito que está é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio.
continue lendoCOMO VOCÊ DEFINE "RESULTADO"?
Tudo tem um conceito. Conhecer o significado daquilo que usamos no dia a dia é fundamental. Saiba o que significa uma das expressões mais mencionada nos meios de negócios.
continue lendoPODER NÃO É PARA QUEM QUER
Não há problema algum em lutar pelo sucesso, assim como pelo poder de influenciar acontecimentos e pessoas. As implicações são outras.
continue lendoOS VENDEDORES ESTÃO GANHANDO MUITO
“Para o próximo mês, temos que aumentar a meta das vendas, afinal, os vendedores estão ganhando muito!”, disse o diretor comercial!
continue lendoCHEGA DE FORTALECER A CONCORRÊNCIA
Você pode não conhecer as verdadeiras causas dos seus concorrentes estarem superando o desempenho da sua empresa. Eu sei. E coloco alguns deles neste artigo.
continue lendoVOCÊ NÃO É TÉCNICO DA SELEÇÃO E NEM MINISTRO DA ECONOMIA
O brasileiro tem sempre uma inclinação para ser palpiteiro e achar que sabe tudo. E quando interfere nos negócios? Veja o que fazer para aproveitar melhor as boas condições que estão ao seu alcance.
continue lendoQUANDO O PIOR TORNA-SE O MAIOR
Eu vejo os meus defeitos, as minhas qualidades e posso melhorar o tempo todo.
continue lendoO CASO DO PAÇOCA
Eu o conheci o Paçoca esta semana. E desde o primeiro momento, tornei-me seu admirador. Ele será uma inspiração para os seus negócios também.
continue lendoO MEU ENCONTRO COM O SPARTACO
Em qualquer situação é preciso considerar o ponto de vista do cliente e não desprezar o que ele sabe.
continue lendoA DESGRAÇA DAS METAS MAL ESTABELECIDAS
Como consultor há vinte anos nos mais diferentes segmentos de negócios, eu não abro mão de que metas impossíveis de serem realizadas causam dois efeitos
continue lendoESTRATÉGIA ALÉM DO PREÇO BAIXO
Em vendas há dois modos de competir: ou se oferece o menor preço... ou cria-se valor para o cliente.
continue lendoO PODEROSO FATOR "ATENDIMENTO" SOBRE OS RESULTADOS DA VENDA
Quando o time de colaboradores faz bem seu trabalho, o consumidor compra mais.
continue lendoO MUNDO IRRACIONAL DA GUERRA DE PREÇOS
A competição por preços é o pior dos mundos em qualquer área comercial.
continue lendoCONVERTER GRUPO EM EQUIPE É UMA GRANDE VITÓRIA
É fácil ter um grupo de vendas. Já, fazer desse grupo uma equipe é o segredo dos lucros e da conquista de mais mercado.
continue lendoA VENDA DE OPORTUNIDADES
Um vendedor comum está preocupado em vender sua cota. Não se conecta mentalmente ao que “passa ao lado”.
continue lendoDISCURSO BONITO NÃO PROVA APTIDÃO
Um farmacêutico dando dicas de negócios. Ele nunca teve um. Camelô que vende dicas de Marketing num site. Terá ele ouvido falar nos 4 P's? E em Planejamento?
continue lendoVENCER GIGANTES
Pequenas empresas que competem com as gigantes do mercado adotam um modelo que contém uma característica peculiar. Este modelo é um excelente lance de sucesso.
continue lendoMANIFESTO CONTRA WEB-EMPREENDEDORES FRAUDULENTOS
Se um profissional se apresentasse como médico e testemunhasse de si mesmo uma narrativa empolgante e convincente de suas habilidades cirúrgicas, isso bastaria para que você se submetesse a um tratamento sob seus cuidados?
continue lendoIDEIA FANTÁSTICA DE NEGÓCIO
Por quanto tempo há de perdurar uma grande ideia? Saiba o que deve ser considerado para que um negócio seja realmente bom.
continue lendoUM NEGÓCIO QUE DÁ DINHEIRO
O que faz um empreendedor ganhar dinheiro é como ele opera o negócio em que ele investe.
continue lendoMINHA HOMENAGEM PESSOAL A TODOS OS VENDEDORES
O profissional de vendas é um lutador, um guerreiro, um ser humano forjado nas situações psicológicas mais radicais.
continue lendoNÃO DÊ DESCONTO
Quando você concede desconto, sinaliza duas coisas graves ao mercado. Saiba quais são.
continue lendoSERVIÇOS É COISA PARA GENTE SÉRIA
Num país cheio de corrupção e ladroagem como o Brasil – o que não é segredo nem para as crianças do maternal – os serviços, em geral, são um verdadeiro abuso.
continue lendoVENDEDOR SEM AMBIÇÃO
Na prática, ambição é o desejo de promover mudanças para melhor e de intensificar a iniciativa pessoal.
continue lendoSAIBA PORQUÊ VOCÊ CONTINUA VIVO
Já foram descobertos muitos ótimos clientes que no espaço de três anos não haviam sido visitados por nenhum vendedor! Você acredita?
continue lendoA CAUSA-MÃE DO SUCESSO E DO FRACASSO EM VENDAS
Nós construímos julgamentos partindo dos nossos próprios pontos de vista. E pensamos de modo absoluto, isto é, sem relativizar – opção que tanto pode produzir sucesso quanto fracasso.
continue lendoA BOA ESCRITA NOS NEGÓCIOS
Escrever certo. Voltar o foco sobre esta área sombria do seu currículo é definitivo para o sucesso na carreira.
continue lendoTENHA CRITÉRIOS PARA CONCEDER CRÉDITO
Ao fazer qualquer negócio, ancore-o sobre uma base segura. Tenha critérios para conceder crédito.
continue lendoBOA HORA PARA INVESTIR
As pessoas são passivas diante de notícias e se deixam levar por tendências. O momento atual é propício para fugir de vieses coletivos e realizar investimentos.
continue lendoA RESPONSABILIDADE SOBRE OS NEGÓCIOS É TODA SUA
Você tem o direito de tratar da situação diretamente com as "pessoas da logística" ou “da expedição” se, de fato, elas erraram. Mas diante do cliente jamais mencione essa gente.
continue lendoBOA VONTADE E SEU PAPEL NO CENTRO DOS NEGÓCIOS
Pare de desejar que os fins de semana cheguem logo. Isto é ilusão. Eles passam e você vê que nada foi como você imaginava.
continue lendoA CIÊNCIA DA VENDA NOS DIAS DE HOJE
Definitivamente o consumidor quer sentir-se privilegiado.
continue lendoA EMPRESA MAIS ANTIGA DO MUNDO QUEBROU EM 2006
Sem mudanças, empresa alguma resiste ao comportamento do consumidor
continue lendoFEIRA LIVRE - UMA LIÇÃO DE VENDA
Em tempos de incertezas e consumo baixo, todos carecem de inspiração. Esta, em especial, é muito simples e prática.
continue lendoVENDAS E OUSADIA
Vendas, hoje, exige constante reciclagem, participar de cursos e outros meios de melhoria e aperfeiçoamento.
continue lendoO MARKETING CERTO
Muitos podem achar irreal a situação de um produto vender-se por si só. Mas o Marketing certo garante isto.
continue lendoO MEU AMIGO VENDEDOR WALTER LUZ
Ele era vendedor. Na entrada do ano 2008, Walter enviou-me um e-mail. Ao relê-lo casualmente dia desses, achei oportuno trazê-lo a público.
continue lendoESCOLHA QUEM TEM MAIS A PERDER
Propagandas falam bem demais de produtos ou empresas. Tenha discernimento ao fazer as suas escolhas.
continue lendoQUEM É O CLIENTE CHATO?
A visão sobre quem é cliente tem mudado vertiginosamente nas últimas décadas. Veja esta abordagem e compartilhe com o seu pessoal para que desenvolvam a consciência necessária para os dias de hoje.
continue lendoUM RECADO AOS LOJISTAS
Ter uma loja requer saberes específicos: buscar um ponto na praça, detectar público alvo, posicionar o negócio etc.
continue lendoAbraham Shapiro
O blog Profissão Atitude é uma coleção de artigos de aconselhamento e orientações profissionais. Publicado com frequência diária, tem por objetivo suprir a necessidade das pessoas da área de negócios - empreendedores, colaboradores, gestores e profissionais liberais – a manterem o permanente desenvolvimento de sua carreira e a despertar sua liderança.
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