carregando...
Profissão Atitude
VOCÊ NÃO É TÉCNICO DA SELEÇÃO E NEM MINISTRO DA ECONOMIA
VOCÊ NÃO É TÉCNICO DA SELEÇÃO E NEM MINISTRO DA ECONOMIA

Abraham Shapiro

Eu obervo um comportamento no brasileiro comum. Ele pensa ser o técnico da seleção brasileira, acha-se o melhor analista político das redondezas e se vê como o Ministro da Economia do País.

Tenho um amigo que atua no setor de construções como prestador de serviços. Eu o encontrei recentemente e ele disse estar preocupado com o encolhimento de seu setor nesta recente crise. Então perguntei como estão os negócios de sua empresa. 

- “Estou com agenda fechada até o final do ano que vem.”

Aí eu disse:

- “Querido. Pare de preocupar-se com Macroeconomia. A sua Microeconomia está excelente. Prossiga com a excelência na qualidade dos seus serviços porque, enquanto houver qualquer movimento no seu setor, você terá demanda. O seu cliente sabe que vocês são bons no que fazem e é por isso que ele os contrata.”

Você captou a mensagem que eu desejo transmitir? Se não, eu lhe ajudo. Enquanto  o setor da construção, como um todo, encolheu, os bons empreenteiros estão bem, obrigado.

Qual a causa da preocupação do meu amigo? Conhecimento.  Ele lê tudo, ouve tudo e vê tudo. Em português, espanhol e inglês.

O excesso de conhecimentos gerais que os jornais noticiam diariamente pode atrapalhar  a vida de quem se liga a tudo. 

Posso dar uma dica? Largue mão de querer saber com profundidade ou de pensar que todas as notícias dizem respeito a você. Seja seletivo e cuide como um cão treinado da missão da sua empresa, e de fazê-la desempenhar bem no segmento de que ela participa.

E não se chateie com o que direi agora. Você não é o técnico da seleção de futebol, sabe pouco de política e não é o Ministro da Economia. Então, assuma a direção da sua empresa como o verdadeiro gestor-dirigente que você deve ser e pare de se lamentar por problemas que não são seus. Adote a atitude que é requerida  de um bom empresário ou gestor tanto na bonança quanto na tempestade. Isto, sim, lhe fará ir bem por toda a vida