carregando...
Profissão Atitude
CONVERTER GRUPO EM EQUIPE É UMA GRANDE VITÓRIA
CONVERTER GRUPO EM EQUIPE É UMA GRANDE VITÓRIA

Abraham Shapiro

Ter um grupo de vendedores é um bom começo para qualquer negócio.  E é fácil ter um. Já, fazer desse grupo uma equipe é o segredo dos lucros e da conquista de mais mercado. 

Chegar a ter uma equipe inicia-se por verificar se os vendedores estão ajustados à função e às responsabilidades.  Muitos fazem o trabalho da venda de modo inadequado e insuficiente. O tempo passa, os resultados iludem e ninguém se dá conta da qualidade da venda e do processo que eles desempenham. 

Levantar as forças e as fraquezas de cada membro do grupo é fundamental. Entre outras vantagens, permite conhecer as reais necessidades técnicas e comportamentais de treinamento.

Nas minhas consultorias em vendas, além de capacitar os vendedores naquilo em que eles são profissionalmente carentes, eu uso os treinamentos para identificar o nível de motivação.  Pessoas motivadas aproveitam os eventos de aprendizagem e mostram isso. Quanto aos desmotivados e negativos eu aconselho a cortar. Sou contra gastar recursos bons com gente que não dá valor.  Mudar o interior das pessoas pode custar mais caro do que removê-las de onde estão atrapalhando e interrompendo eventos importantes e vitais para a empresa.

Estas ações permitem avaliar vendas que não acontecem em decorrência de fraquezas dos membros do grupo e quanto a estrutura está distante do estado em que deveria se encontrar para dar o melhor de si em resultados.

Você já sabe, mas não custa lembrar que uma estrutura viciada em maus hábitos e erros requer energia atômica para tomar rumo certo. E quanto mais você se demorar em corrigi-la, mais difícil será.