carregando...
Profissão Atitude
O QUE É BOM, VALE!
O QUE É BOM, VALE!

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Certa vez eu reclamei do preço da comida de um ótimo restaurante ao meu tio. Ele me ouviu e depois disse: “Vou lhe indicar um lugar onde você encontra comida por menos da metade do preço. É ali na cantina da Dona Maria.” 

Quando passei em frente à tal cantina,  vi que o preço era bem em conta. Mas as demais percepções que captei não foram nada boas. O lugar era feio, desconfortável e qualquer bom coração duvidaria da higiene da cozinha.

Então eu entendi o que o meu tio quis me ensinar. Naquele restaurante que achava caro eu não pagava só pela comida, mas também pelo prazer da toalha limpa sobre a mesa, pelos garçons bem treinados, pelos pratos e talheres desinfetados, cadeiras confortáveis e  pelo ambiente agradável, com boa música e livre de odores.

A fórmula do preço é  “custo mais lucro”. Valor não pode ser expresso pela matemática. Valor é uma percepção subjetiva que decorre de uma experiência pessoal. São muitos os itens que contribuem para esta percepção do valor, especialmente os benefícios reais. Ainda que um produto não seja muito melhor do que o da concorrência, o cliente deseja sentir-se bem em relação ao que ele está adquirindo.

O meu cabeleireiro é um grande profissional. É um pouco caro em relação ao mercado. Contudo, se eu for à barbearia do Seo Onofre e disser que ele pode passar a máquina número 4 em toda a minha cabeça,  estou certo de que pagarei bem menos. Mas terei de passar longe de qualquer espelho depois disso.  

Pois é. O que é bom, vale! E para ter algo que valha é preciso pagar!