ESTRATÉGIA ALÉM DO PREÇO BAIXO
Abraham Shapiro
Todos sabem que preço é, com certeza, um dos aspectos que o cliente mais leva em conta na hora de fazer suas compras de produtos ou serviços. No entanto, reduzir preços para atrair clientes não é a melhor estratégia. Nem a mais importante.
Em vendas há dois modos de competir: ou se oferece o menor preço... ou cria-se valor para o cliente.
Supermercados e postos de combustíveis só competem com preço. Estão enganados. Poderiam explorar outras vantagens, como: localização, serviços bem desempenhados ou variedade de produtos. Infelizmente, não entendem ou talvez não acreditem nisso.
Toda guerra de preços é uma guerra sem fim... e sempre irracional.
Você reduz o preço, o concorrente se iguala, ou baixa mais. Você reduz de novo, e ele, outra vez. Essa ‘guerra burra’ prossegue até um dos dois perceber que o caixa está cada vez mais vazio ou quebrar de vez.
O pior é que o consumidor se acostuma com preços baixos... e torce, é claro, para que a guerra nunca acabe.
Mas acontece que cada negócio tem um jeito inteligente de adicionar valor ao cliente e convencê-lo de que deve pagar um pouco mais pelos benefícios. Rapidez; facilidade de negociação; experiências memoráveis; treinar bem o atendimento, ambiente confortável; antecipar problemas que o cliente terá de enfrentar e preveni-lo... estas são só algumas possibilidades fantásticas.
Se você não consegue ver e entender como isso funciona, contrate uma consultoria que o ajude. Mas primeiro entenda que esta é a maior prova de amor que você pode dar ao seu negócio, ao seu dinheiro e aos seus clientes!