carregando...
Profissão Atitude
APRENDA A SER O MELHOR NEGOCIANTE DA PRAÇA
APRENDA A SER O MELHOR NEGOCIANTE DA PRAÇA

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Numa de suas batalha, Napoleão Bonaparte  pessoalmente dirige-se a seus homens.  Emocionado, o general faz um discurso pela pátria, e diz:

- “Soldados. Chegou a hora definitiva! Vamos atacar o inimigo. Agora será um combate homem a homem, corpo a corpo!”

Naquele batalhão havia um soldado Judeu, pertencente a uma família de tradicionais negociantes. Ele detestava guerras. Ingênuo em assuntos militares, mas excelente nos negócios, não se envergonha em levantar sua voz dirigindo-se a Napoleão, e faz-lhe uma proposta:

- “Perdoe-me a pergunta, senhor. Seria possível indicar-me qual homem será o meu? É que talvez eu possa negociar diretamente com ele e evitar maiores encrencas”.

Todo bom negociador tem um objetivo.

Imagine-se, por exemplo, comprando uma geladeira. Se você tem dinheiro vivo para pagar, você não é um fulano qualquer.  Todo mundo, hoje, compra a crédito. Não você nesta ocasião.

Vamos analisar este fato sob outra ótica. Você está “vendendo” o seu dinheiro. O lojista deseja o seu din-din mais que qualquer outra mercadoria no mundo. Ele vai lhe pagar com uma geladeira.

Então, negocie! Crie uma concorrência, pois, quanto mais pessoas quiserem o seu dinheiro, mais valor terá.

Como fazer isso? Vá a outras lojas. Veja o que elas fazem para ficar com o seu dinheiro dando em troca uma geladeira. Depois mostre àquele primeiro lojista o que ele já sabe: que as outras lojas estão loucas pela sua grana. É assim que você aumenta o seu poder.

Prossiga até conseguir a melhor geladeira que o seu dinheiro pode comprar.

Mas lembre-se que para ser um ótimo negociador você precisa de muita prática. Esta prática assídua e progressiva lhe dará autoconfiança na medida.

Para ser um negociador de sucesso você terá de conseguirá andar sobre as águas. Não se surpreenda com esta minha dica. O segredo de andar sobre as águas – desde quando alguém fez isto e ficou famoso – é saber, de antemão, onde é que estão as pedras sobre as quais você irá pisar e estabelecer o caminho mágico aos olhos de todos os que o virem.