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DIFERENTES ÓTICAS PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING E MERCHANDISING
DIFERENTES ÓTICAS PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING E MERCHANDISING

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Aprender palavras novas ou terminologia mais adequada sempre que possível é uma atitude que  nos ajuda a entender mais e melhor as muitas situações da vida e do trabalho.  Eu gosto disso porque comunicação é tudo.

Você sabe a diferença entre consumidor e shopper?

Isto é importante, especialmente quando se trata de estratégia de venda, marketing ou de merchandising.

Vou explicar.

Consumidor, quem é? Na prática, é aquele que consome ou usa os produtos ou serviços adquiridos. É o usuário.

Shoppers são os “compradores”, os que adquirem a mercadoria no Ponto de Venda – seja uma loja física ou virtual. Dizemos então que os shoppers efetivam a compra.

É claro que a palavra shopper vem do verbo inglês  “to shop”, que significa “comprar”. 

Talvez fosse mais fácil empregar o termo em português: “comprador”. Porém, como a nossa cultura absorve facilmente expressões estrangeiras, o mercado e a literatura dos negócios adotaram o vocábulo britânico.

Importante, contudo, é entender que, na hora de traçar as estratégias de venda dos seus produtos, pense na distinção entre consumidores e shoppers. Ver desde a ótica desta diferença poderá determinar direções opostas nas suas decisões. 

E para concluir, é claro que o dever de quem disponibiliza um produto no mercado é proporcionar a satisfação de shoppers e dos consumidores, levando em conta todo o tempo suas visões e reações.