carregando...
Profissão Atitude
VENDAS E PRINCÍPIOS DE VIDA
VENDAS E PRINCÍPIOS DE VIDA
ABRAHAM SHAPIRO para o POrtal Profissão Atitude

O Fernando Ortiz é um dos profissionais de vendas mais interessantes que eu conheci. Na minha experiência com milhares de profissionais de todas as áreas por mais de vinte e cinco anos, entendo que suas competências mais salientes são eficácia e positivismo.

Ele diz ter herdado do seo Fernandes, seu pai - que também foi vendedor -, as três lições que o nortearam em seu ofício.

A primeira: ter um aperto de mão firme – que transmita segurança, e não força.

A segunda: olhar diretamente aos olhos da pessoa com quem se fala.

E a terceira: criar empatia com todas as pessoas da empresa que você aborda, já que muitos dos que aparentam nada a ver com a decisão, têm influência poderosa sobre  o ‘sim’ do comprador.

O Fernando é prático e persistente. Está próximo ao cliente o tempo todo, sem ser chato, nem incômodo.

Sempre aos finais de ano, o Fernando costuma tirar um dia para ligar aos clientes e parceiros.  No Natal passado, chegou a vez de um dos distribuidores que mais cresceram nos negócios recentes de sua empresa.

A primeira ligação caiu porque o cliente estava na estrada. Outras duas tentativas foram feitas sem sucesso. A quarta completou. E o cliente lhe disse: - ‘Fale tranquilo agora, Fernando. Eu parei no acostamento da rodovia porque sei que você iria insistir. Eu aprendi que você não desiste nunca’.

O Fernando é um empresário de resultados.  Porém, mais do que o volume de vendas que sua empresa realiza, o mérito vai para a alegria e o prazer com que faz o que precisa com bom ânimo e o reconhecimento constante de que jamais conseguiria chegar aonde chegou sem sua equipe – que é um time de campeões.

Profissional é isso!