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Profissão Atitude
Ser representante comercial, hoje
Ser representante comercial, hoje
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Imagine a cena.

Ele se acha profissional indispensável. Tem seu escritório em casa.  Às segundas-feiras fica em sua ‘base’ para planejar a semana. Terça pela manhã, sai para trabalhar até quinta ao final do dia quando retorna. A sexta-feira é toda dedicada para organizar as vendas realizadas.Então, o final de semana terá churrasco, futebol, cerveja com os amigos e altas doses de tevê.

Até aqui eu fiz a descrição da vida de muitos – muitos, eu disse – representantes comerciais. Eles foram exatamente assim por anos e anos.

Mas os tempos mudaram. E todos os que não se obrigaram a evoluir drasticamente, estão em apuros.

Ser representante comercial, atualmente, corresponde a construir uma carreira com base em alto nível de capacitação e gestão.

Saber vender ou ter relacionamentos já não é tudo.

Se não for uma ‘solução personificada’ à área de vendas das indústrias e distribuidores, ele não sairá do lugar ou será rejeitado. Isto envolve: enxergar o mercado e traduzir esta visão em planos de  ação que impulsionem as vendas da empresa representada de modo consistente por meio de atitudes legalmente corretas.

Este é o único caminho para a parceria entre um representante comercial e quaisquer empresas.

Quanto aos dias inteiros de pijama num escritório doméstico, isto já é passado. Vendas tornou-se assunto de excelência para profissionais com profundidade e autodesenvolvimento comprovado. Ou se entra para ser o melhor, ou lero-lero, jeitinho e “mi mi mi”  nada mais farão.