carregando...
Profissão Atitude
PARA MUITOS PLANEJAR É UM TERROR
PARA MUITOS PLANEJAR É UM TERROR

Abraham Shapiro

- "Seo Shapiro, o meu planejamento está na minha cabeça. Vamos tocando para ver no que vai dar".

Quando ouvi estas palavras daquele empresário, arrepiei. E também soube instantaneamente que ele podia ser experiente em muita coisa, exceto em administração. 

- “Planejamento na cabeça?” – eu respondi. “Só se for da rota da sua casa ao trabalho.”

Negócios têm de ter um traçado de como seus objetivos serão alcançados. E tem de ser do conhecimento dos funcionários. Se não, a própria equipe estará por fora do que seja a razão de existência da empresa em que trabalham. E quanto existe disso por aí. É medonho. 

No entanto, pior do que esconder um planejamento dos funcionários é dizer que ele está na cabeça só para esconder o fato de que o chefe não sabe fazer ou não tem um. 

O que é planejamento? 

É uma ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar alternativas, construir um referencial futuro, um processo adequado para atingi-lo e, quando atingido ou não, avaliar a eficiência das ações empreendidas. 

Planejar é raciocinar na ação para se chegar a um objetivo antes dela ser posta em prática. 

Acontece que neste país, grande parte do empresariado precisaria da energia de uma bomba atômica para romper sua tendência natural de não planejar. Brasileiro tem medo de planejamento. Ou preguiça. 

Não importa. A verdade é que, quem não se planeja não prospera. Vá aprender a planejar. Sem isso, está fora!