carregando...
Profissão Atitude
Não espere pelo "Eureka" para inovar ou ter um negócio
Não espere pelo "Eureka" para inovar ou ter um negócio

Abraham Shapiro

Quanta gente por aí achando que vai acordar um dia com aquela ideia magnífica e criar o próximo Instagram! Talvez você. E como isso ainda não aconteceu, você pode estar estacionado na sua vida.

Mas é um tremendo engano. 

As boas ideias surgem ao longo do tempo. E prosperam em ambientes apropriados. Existem ambientes que estimulam a criatividade e impulsionam as pessoas a níveis superiores de desenvolvimento.

Fórmulas prontas para gerar ideias maravilhosas não existem.

Grandes inovações criadas até hoje não resultaram de prodígios, de talentos individuais ou de mentes superiores. As maiores invenções precisaram de ambientes propícios onde elas floresceram... e de mais um elemento importantíssimo. Este elemento é o timing, isto é, o momento exato em que a tal inovação entra no mercado. 

Se o tempo estiver errado, se a inovação vier antes, ou depois, ela terá grande risco de não ter sucesso. 

Um exemplo disso é o Instagram. Um dos fundadores do Instagram foi um brasileiro. O aplicativo foi vendido dezoito meses após sua criação por algumas centenas de milhões de dólares para o Facebook. 

O Instagram nasceu exatamente no momento em que os smartphones e o ato de bater fotos pelo celular estavam sendo popularizados. Este foi o timing ideal.

É importante entender que as ideias que revolucionaram o mundo evoluíram ao longo do tempo. Não surgiram repentinamente como os meios de comunicação querem que acreditemos. 

Esqueça o eureka de Arquimedes. Pense. Pesquise. Inspire-se. Invista tempo em imaginar e criar. E depois amadureça a sua ideia. Acredite que você é capaz e que pode fazer algo grande.