Faça do seu negócio o que precisa ser feito. Nada mais!
Abraham Shapiro
O sucesso de um negócio tem início quando três perguntas são claramente respondidas. Essas perguntas são:
P1- Para quais pessoas eu consigo oferecer algo muito especial?
P2- Quem realmente precisa do que vou vender?
P3- Após o consumo do meu produto/serviço, caso eu saia do mercado, quem sentiria a minha falta?
As respostas revelam essencialmente o ‘público-alvo’ do referido negócio.
Neste conjunto de pessoas, ao qual denominamos ‘público-alvo’, estará contido o subconjunto formado pelos seus ‘clientes potenciais’.
O melhor trabalho de venda será feito quando as ações se concentrarem sobre o os ‘clientes potenciais’ em vista de levá-los à categoria de ‘clientes efetivos’, e não perder tempo com todos os demais.
A maneira ótima de fazer isso é
1.Ter um produto ou serviço muito bom a ser oferecido ao público-alvo.
2.Identificar os potenciais clientes entre os elementos do público-alvo.
3.Comunicar as vantagens e benefícios reais.
4.Realizar a venda.
5.Avaliar a satisfação de quem comprou.
6.Promover melhorias dos pontos que eventualmente estejam gerando insatisfação.
Você faz tudo para que o seu público compre e continue comprando. Como? Mantendo-o informado e entusiasmado. Isso envolve um trabalho suplementar de descobrir e eliminar pontos de desprazer ou de insatisfação.
Mas lembre-se que ‘fazer o cliente feliz’ tem a ver exclusivamente com o problema que você se propõe a resolver para ele por meio do seu produto/serviço, seja a manutenção do carro, um buffet diário de almoço ou a edição de um livro. O que eu quero dizer é: foque o melhor possível e imaginável exclusivamente naquilo que você proporciona.
O que passar disso não compete a você.
Seja assertivo e não caia na esquizofrenia de querer fazer e dar tudo. Isto é impossível.