carregando...
Profissão Atitude
QUEM É O PROFISSIONAL REALIZADO?
QUEM É O PROFISSIONAL REALIZADO?

Abraham Shapiro

Um homem caminhava pelo campo quando avistou dois camponeses que davam duro debaixo do sol escaldante de verão.  Quando se aproximou,  viu que eles faziam algo esquisito. O primeiro abria um buraco na terra e o outro imediatamente o tapava;  ambos davam um passo calculado, e então repetiam a tarefa. 

Sem entendender o propósito daquele procedimento exaustivo, o homem perguntou o que estavam fazendo. Um deles respondeu: 

- “Sabe o que é? Eu sou o João. Esse aqui é o Pedro. Nós trabalhamos em três, todo dia. Eu abro uma cova, o Zé joga a semente e o Pedro cobre com terra.  Acontece que o Zé não veio hoje. Como a gente não queria ficar parado, tamo fazendo a nossa parte”.

Um trabalho sem propósito é vão. Para ter valor, é preciso que tenha uma finalidade e seja claro para quem o executa. Daí aprende-se que a realização em uma profissão depende mais de “como” ela é desempenhada da parcela de esforço dedicado do que da atividade em si. 

Pense em alguém que ama o trabalho que faz.  Vá observá-lo e você verá que ele tem disposição, aceita as tarefas e as executa até vê-las concluídas, e não se importa quando há necessidade de trabalho além das horas da jornada regular. 

E sabe o que mais? Ele entende o que faz.

Isto é um profissional de verdade; alguém que inevitavelmente terá realização.