carregando...
Profissão Atitude
O SEGREDO DAS MELHORES VAGAS DO MERCADO DE TRABALHO
O SEGREDO DAS MELHORES VAGAS DO MERCADO DE TRABALHO

Eu estava no carro com três gerentes de uma grande empresa regional. O rádio estava ligado quando entrou a notícia de que um centro de pesquisas de petróleo realizava prospecções geológicas no Golfo do México e as chances de encontrar hidrocarbonetos na área eram de 60%.

Então os gerentes começaram a fazer suas considerações. O primeiro disse:

- “Golfo do México? Onde fica isso?”

O segundo:

- “Hidrocarboneto não é aquela comida que engorda?”, referindo-se a carbo-hidratos.

E o terceiro:

- “Por que dão uma notícia dessas? A quem interessa saber sobre petróleo no México?”

Nunca eu havia visto tanta ignorância em tão poucos metros quadrados.

Muitos profissionais à cabeça de grandes negócios não reúnem condições sequer de fazer perguntas. Quando falam, apenas falam, tão aleatoriamente quanto uma aposta na loteria.

O desastre dessa realidade visível é que, apesar de informação ter-se tornado um item abundante,  muitos permanecem desinformados por opção ou preguiça. Por outro lado, grande parte dos que se informam não sabe integrar informação a seu papel profissional de modo útil.

O lado bom é que os que souberem fazê-lo terão mais e maiores oportunidades. Conquistar uma excelente vaga de emprego ou uma promoção é só o começo delas. 

O caminho é simples, porém difícil. Enquanto tantos correm atrás de um diploma ou MBA sem saberem o que fazer com isso, você pode se diferenciar e estudar. Torne-se primeiro um CDF. Depois busque praticar o que você aprender através de um estágio – remunerado ou não, se lhe for possível.  Só não duvide de que este é o esforço que realizará o futuro com que você sonha! 

Eu estava no carro com três gerentes de uma grande empresa regional. O rádio estava ligado quando entrou a notícia de que um centro de pesquisas de petróleo realizava prospecções geológicas no Golfo do México e as chances de encontrar hidrocarbonetos na área eram de 60%.

Então os gerentes começaram a fazer suas considerações. O primeiro disse:

- “Golfo do México? Onde fica isso?”

O segundo:

- “Hidrocarboneto não é aquela comida que engorda?”, referindo-se a carbo-hidratos.

E o terceiro:

- “Por que dão uma notícia dessas? A quem interessa saber sobre petróleo no México?”

Nunca eu havia visto tanta ignorância em tão poucos metros quadrados.

Muitos profissionais à cabeça de grandes negócios não reúnem condições sequer de fazer perguntas. Quando falam, apenas falam, tão aleatoriamente quanto uma aposta na loteria.

O desastre dessa realidade visível é que, apesar de informação ter-se tornado um item abundante,  muitos permanecem desinformados por opção ou preguiça. Por outro lado, grande parte dos que se informam não sabe integrar informação a seu papel profissional de modo útil.

O lado bom é que os que souberem fazê-lo terão mais e maiores oportunidades. Conquistar uma excelente vaga de emprego ou uma promoção é só o começo delas. 

O caminho é simples, porém difícil. Enquanto tantos correm atrás de um diploma ou MBA sem saberem o que fazer com isso, você pode se diferenciar e estudar. Torne-se primeiro um CDF. Depois busque praticar o que você aprender através de um estágio – remunerado ou não, se lhe for possível.  Só não duvide de que este é o esforço que realizará o futuro com que você sonha!