carregando...
Profissão Atitude
DO QUE DEPENDE O COMPROMETIMENTO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS
DO QUE DEPENDE O COMPROMETIMENTO DOS SEUS FUNCIONÁRIOS

Abraham Shapiro

Estávamos esperando vagar uma mesa no restaurante quando um garçom quis nos agradar e apareceu carregando uma mesinha sobre a cabeça. De repente, um estrondo. Ele se esqueceu de que um dos ventiladores de teto era mais baixo que os demais. E ele trabalhava ali há vários anos.

Por que é tão difícil conseguir que funcionários se comprometam totalmente com o trabalho que fazem e não façam bobagens de modo tão corriqueiro? 

Depois de vinte anos em consultoria, eu entendi que isso não é só questão de aprendizagem dos empregados, mas de exemplo dos gestores. 

Eu vejo empresas fazerem o que podem em treinamentos. Mas parece que não basta. Falam sobre “o que” fazer, mas não ensinam “como fazer”. E geralmente, os gerentes não são coerentes com o que tentam ensinar.

Um chefe que grita e impõe sua vontade, que retorno terá de seus subordinados?  Não, eles não se sentirão motivados a fazerem o que ele quer, mesmo que depois ele traga as melhores palestras para que assistam. 

É um absurdo que ainda haja gerentes acreditando que um contador de piadas ou de historinhas emocionantes irá aumentar a produtividade e as vendas. É insano! As pessoas querem entender o que é esperado delas. E depois que entendenderem, o exemplo é que as fará comprometidas com a causa.

Todo mundo está cansado do ultrapassado estilo: “Não sei cantar, mas entendo do assunto”. Isso já não serve nem para críticos de ópera.