carregando...
Profissão Atitude
DIFERENCIAL
DIFERENCIAL

Abraham Shapiro

Quantos livros você leu neste ano? Se você é como a maioria dos brasileiros, deve ter respondido "nenhum". 

A Federação do Comércio do Rio de Janeiro divulgou pesquisa recente mostrando que 70% da nossa população não leram um livro sequer no ano passado. O dado é preocupante porque ele já é maior do que no ano anterior.  

Em 1920, uma pessoa que soubesse ler e escrever conseguia um ótimo emprego. 

Em 1950, era quem soubesse falar inglês. 

Já em 1965, vencia a disputa da melhor vaga quem tivesse curso superior.

Em 1990 quem soubesse informática estava bem no emprego.

E hoje? Como se consegue as melhores colocações?  

Numa sociedade onde mais de 70% da população não lê livro algum e 75% das pessoas entre 15 e 70 anos das que sabem escrever não compreendem o que leem porque são analfabetos funcionais, quem se dedicar a pelo menos um bom livro por ano e interpretá-lo bem estará em condições superiores às da grande maioria dos concorrentes brasileiros a uma vaga de emprego. Provavelmente ele esteja em situação até de assumir uma chefia. 

Eu seleciono candidatos à gerência para empresas de muitos segmentos. Todos têm faculdade, estudaram inglês, conhecem informática, participam de palestras, viajam para o exterior etc. Mas na capacidade de interpretação de um texto quase todos são uma gigantesca decepção.

Veja só. A regra sempre foi e continua sendo a mesma de todas as ápocas: destaque-se em pelo menos um ponto a que poucos dão valor, e você conseguirá um ótimo emprego. Em palavras bem diretas: “seja agora o que todos só tentarão ser amanhã”.