carregando...
Profissão Atitude
A GRANDE MENTIRA DOS CURSOS DE LIDERANÇA
A GRANDE MENTIRA DOS CURSOS DE LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude


Hoje cedo, alguém me ofereceu um folder sobre um curso de liderança que um ‘picareta’ qualquer dará na cidade.

Eu tenho vinte anos como consultor e a maior balela que já se criou, o maior engano contra qualquer empresa, foi a introdução do conceito de liderança na ‘cabecinha fraca’ de muitos funcionários e gerentes. Quando os pobres sonhadores ouvem falar na tal da liderança, imaginam algo que nem eles mesmos sabem o que é. Mas correm como formigas em busca de açúcar quando "marreteiros" chegam com com seus cursos caça-níqueis.

Empresa nenhuma precisa de líderes, e sim de gestores eficientes. 

Depois que o gerente acumula resultados a tal ponto que transforme seu ‘grupo de trabalho’ numa equipe cooperativa e que cumpra sua missão, então ele começou a dar os primeiros passos rumo à liderança. Primeiro ele se faz gestor pleno, e depois, o que vem depois, seja ou não liderança.

Ninguém é obrigado a chegar à líder no real sentido da palavra.

Curso de liderança é mentira. É falácia. Indivíduo algum se torna líder indo a um cursinho de fim de semana ou mesmo de um mês. Você conhece quem tenha conseguido? 

Liderança autêntica é resultado  mensurado e superação de fraquezas da personalidade. É vivência intensa, coerência, consistência, eficiência, eficácia e condução de pessoas com talento e maturidade. É um processo profundo e significativo de autoaperfeiçoamento com benefícios, primeiro, à organização, depois às pessoas, e por fim, e não necessariamente, ao próprio líder.