A MODA DO MOMENTO
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
Muita coisa vira mania de tempo em tempo. Nas ampresas também.
A moda do momento é inovação. Eu soube de uma empresa que concedeu três horas diárias livres aos funcionários para pesquisarem à vontade na Internet e trazer propostas de novos projetos. Seis meses se passaram, e nada. Ninguém levou o objetivo a sério. Só brincaram.
Já ouviu falar no que os matemáticos chamam de “Teorema dos Macacos”? Eles dizem que, se um macaco digitar aleatoriamente o teclado de um editor de texto por tempo infinito, ele certamente irá acabar criando uma obra como “Crime e Castigo”, de Dostoiévsky.
Absurda ou não, a atitude daquele empresário tolo não ficou muito longe deste Teorema. Ele acreditou que bastava dar tempo e oportunidade aos empregados e eles fatalmente encontrariam a próxima grande inovação, na internet.
Ingenuidade. E essa custou bem caro, creia.
Se você lê numa revista a história de como o Post It foi inventado na 3M, de nada irá resolver incentivar os seus funcionários para que o mesmo ou algo similar aconteça na sua empresa.
Inspire-se, sim, pela leitura de bons livros, revistas, assista a vídeos de grandes palestras e faça o que puder para inovar. Mas mantenha os seus pés no chão e não se iluda achando que tudo seja tão simples quanto os palestrantes e contadores de histórias lhe fazem pensar.