PROBLEMAS TEIMOSOS NA EMPRESA: UMA SUGESTÃO DE COMO RESOLVER
Abraham Shapiro
Que empresa nunca se deparou com problemas repetitivos?
Se um problema é recorrente isso significa que só foram eliminados seus sintomas.
Os médicos nos ensinam que a cura de uma doença só é possível quando se trata sua causa, e não os sintomas porque eles são sinais apenas.
É difícil descobrir a causa dos problemas. Ainda mais em empresas. Mas há técnicas para isso. Uma delas chama-se "Os Cinco Porquês”. Ela se fundamenta num conhecimento da psicologia de que o ser humano tende a culpar algo ou alguém em lugar de declarar sua falha. É que encarar erros pessoais dói muito.
Então, a técnica consiste em perguntar “POR QUE?” em sequência e nunca responder de modo subjetivo. Só vale resposta objetiva.
No primeiro “por quê?”, o que se obtém é quase sempre o sintoma do problema pesquisado.
No segundo, vem uma desculpa.
No terceiro, geralmente aparece um culpado.
No quarto, tem-se uma causa superficial.
E no quinto “por quê?” é quase certo que você chegue à causa-origem ou causa-mãe do problema.
Como usar?
Darei uma sugestão eficaz. Reúna a sua equipe numa sala com um flipchart. Invista o tempo que for necessário para definir qual, de fato, é o problema em análise. Não aceite amenidades e nem evasivas, mas sua definição exata.
Só então inicie perguntando: “Por que o problema ocorre?”. Escreva a resposta.
Enquanto não chegar à fonte ou causa, pergunte “por quê?” novamente.
Repita o procedimento. Com 4, 6 ou 10 porquês, se for preciso, a equipe chegará à causa-raiz.
Nunca mais ponha-se a resolver sintomas. Vá à causa – seja no trabalho, seja na vida.