O CONCEITO SIMPLIFICADO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
Abraham Shapiro
Governança Corporativa é uma expressão que atualmente ocupa o centro dos interesses de muitas companhias. Mesmo pequenas.
E como em muitos casos no meio empresarial, as pessoas fingem saber do que se trata. Mas quando lhes pedimos que expliquem, é claro que não sabem.
Uma definição simplória vai aqui. Vale pesquisar melhor, caso você se interesse pelo tema.
O que é governança corporativa?
São os processos, as políticas, leis e regras que regulam a maneira correta de dirigir uma empresa. Isso inclui as relações da organização com todos seus stakeholders: acionistas, gestores, conselhos internos, funcionários, fornecedores, clientes, bancos, governo e a comunidade.
A governança corporativa se preocupa em garantir que a empresa tenha conduta reta e consistente em todos os meios em que atua ou com que se relaciona sem criar problemas ou conflitos em suas ações. Por isso, é legítimo afirmar que o exercício da governança corporativa exerce impacto direto sobre a eficiência econômica da companhia, porque através dela consegue-se, entre outros benefícios, maximizar o valor da empresa em todos os âmbitos.
Há vários profissionais oferecendo serviços em desenvolvimento e implantação de Governança Corporativa. Entre eles, estão alguns com experiência e que realizam ótimos trabalhos, mas também há os inexperientes e trambiqueiros. Avalie bem antes de confiar algo tão sensível às mãos de gente sem background ou referências de sucesso anterior.
O segundo grande risco de insucesso de qualquer projeto de Governança encontra-se na insubordinação de membros internos da organização às normas da governança, especialmente a alta administração, em casos de empresas familiares.
Estude este assunto porque você irá encontrá-lo muitas vezes na literatura corporativa.