carregando...
Profissão Atitude
O QUE É 'CRER' E 'TER FÉ'?
O QUE É 'CRER' E 'TER FÉ'?

Abraham Shapiro

Muita gente confunde ‘ter fé’ com ‘acreditar’. 

Vamos analisar.

O que é crer? Nós cremos nas coisas sobre as quais temos algum conhecimento. Todas as nossas crenças situam-se em algum ponto da reta que se inicia no “total desconhecido” e termina no “conhecimento absoluto”. Isso significa que quanto mais evidências tivermos sobre determinada coisa, mais creremos nela. Por exemplo: você só acreditará no seu casamento quanto maior conhecimento tiver dos seus sentimentos por sua esposa e, igualmente, dos sentimentos dela por você. Você só terá desenvolvimento profissional efetivo quanto melhor conhecer o seu campo de atuação.

O que é ter fé. A fé não funciona como o acreditar. Não é preciso saber de nada para ter fé. A fé é um “salto no escuro”. Nós temos fé na vida, por exemplo, mesmo não conhecendo seus infinitos segredos. Temos fé no amor, ainda que nada conheçamos sobre seu funcionamento e magia.

Muitas situações da vida exigem que tenhamos fé cega. Começamos dando um passo no escuro e, depois, prosseguimos. 

As duas coisas: ter fé ‘no escuro’ e  acreditar com conhecimento são estados que sustentam o desenvolvimento humano. Necessitamos de ambos. Porém, é preciso saber usar um e outro para nos mantermos em constante movimento de conquistas.