NÃO DEIXE O FUNCIONÁRIO ADIVINHAR NADA
Abraham Shapiro
Os cargos mais altos de qualquer empresa são ocupados pelos que tomam mais decisões. São eles os que mais ganham, também. Não é coincidência.
Cada decisão pequena ou grande tem o poder de tornar boa uma estratégia ruim... ou de destruir uma estratégia razoável. Daí porque as decisões são o maior diferencial de qualquer função.
Todos os colaboradores tomam muitas decisões no dia a dia. Mas a maioria é fraca. Quando as decisões fortes são tomadas por pessoas despreparadas, a empresa está sob risco terrível.
É impossível dispor de um sistema que garanta que todos saberão o que decidir a cada instante. Mas pode-se criar uma cultura pela qual os colaboradores aprenderão a tomar decisões certas gradativamente. Isto será uma excepcional vantagem sobre a concorrência.
Treinar é o primeiro passo. Um bom treinamento é aquele que apresenta a empresa aos funcionários de um modo como eles nunca viram antes: aspectos da história, fases de crescimento, propostas realizadas, estratégias, até chegar ao momento presente. Aí se fala de clientes: como são, o que esperam e “o que buscam quando fazem negócio conosco”.
Controlar todo mundo e pensar que por isso todos farão a coisa certa é ilusão. Aprenda que é melhor o seu funcionário sentir-se bem e, por isso, decidir o melhor para a empresa do que dar a ele motivos para se vingar através do atendimento ao cliente.
Instrução e educação são indispensáveis... muito melhor do que deixar o colaborador adivinhar o que deve ser feito.