QUALIDADE SE MEDE, NÃO SE IMAGINA
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude
O jardineiro que prestava serviço na casa do Flávio era jovem e esforçado. Quando concluiu sua primeira manutenção, pediu para usar o telefone.
Flávio não pôde deixar de ouvir a conversa à viva voz com uma mulher do outro lado da linha.
O rapaz pergunta se ela precisa de um jardineiro. Ela agradece e responde que já tem um.
O jardineiro explica que é especialista em gramados e remove todo o lixo após o serviço. A mulher diz que seu jardineiro faz isso.
Ele insiste garantindo que é organizado e nunca deixa clientes sem atendimento. A senhora agradece e diz que seu jardineiro atual oferece tudo isso.
Por fim, o moço fala em preço. Ela responde que a qualidade do jardineiro que a atende é ótima e, por isso, não se incomoda de pagar acima da média de mercado a ele.
O rapaz agradece e desliga o telefone.
Flávio sente pena e diz:
- “Não se preocupe, meu jovem. Você não conseguiu desta vez mas certamente terá outros clientes”.
E o rapaz, sorrindo, confessa:
- “Não estou preocupado, seu Flávio. Eu é que sou o jardineiro dela”.
Surpreso, o Flávio pergunta:
- “Então por que você ligou oferecendo o seu próprio serviço?”
- “Foi só para saber se ela está satisfeita com o meu trabalho. Caso ela não estivesse, eu ficaria sabendo o que não vai bem, e poderia melhorar” – respondeu o moço.
Esta é uma história curiosa. Mas, por favor, seja franco e responda: você teria coragem de fazer uma pesquisa desse tipo com as pessoas que compram de você?
Se você não sabe exatamente o que os seus clientes pensam dos seus serviços, você está em apuros. Então pare de imaginar fantasias positivas e faça algo para saber enquanto há tempo.