PESQUISAS DE MARKETING SÃO QUASE NADA ÚTEIS

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Abraham Shapiro

Não se encante com pesquisas. Principalmente com aquelas que dizer ser a sua empresa “O Primeiro Lugar em Sei-Lá-O-Que”. 

Calma! Antes de me xingar saiba quem diz isto: ninguém mais, ninguém menos que Jack Trout – uma referência mundial em Marketing. Ele é o que se poderia chamar de “Papa do Marketing Moderno”. 

Em seu fantástico livro “O Líder Genial”, Trout diz: “Estude tudo o que existe sobre pesquisa de marketing e você verá que o gasto incrível que já se fez com isso não ajudou a maior parte das empresas que hoje estão cheias de problemas”. 

O problema? É comum que as pessoas falem de uma maneira e ajam de outra. Ao perguntar por que alguém comprou determinado produto, dificilmente a resposta será precisa, e muito menos útil. 

Veja este caso.

Há algum tempo, a DuPont encomendou pesquisa na qual os entrevistadores pararam cinco mil mulheres a caminho do supermercado perguntando quais itens e marcas elas iriam comprar. Quando os pesquisadores averiguaram as compras das mesmas mulheres na saída do supermercado, apenas três em cada dez haviam comprado a marca mencionada anteriormente. Setenta por cento compraram outras marcas.

Você faz pesquisa em busca da verdade? Então estabeleça definitivamente que ela não virá através de uma pesquisa. Talvez ela sirva apenas como um leve indicativo da direção onde você a encontrará. Mas isso é tudo! Nada mais!

Então pense bem antes de festejar o fato da sua marca ser a mais lembrada. 

Além do mais, isto não garante, em nenhuma hipótese, que ela será consumida. Pegue aquele troféu e o certificado e use-os como bons objetos de decoração, porque frente ao quanto você terá de suar para vender e alcançar as suas metas, NADA, absolutmente nada mudou por causa desses objetos.

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