carregando...
Profissão Atitude
Você sabe o que é Prova Social?
Você sabe o que é Prova Social?

Abraham Shapiro

O princípio da aprovação social faz parte do Marketing. Diz que as pessoas tendem a considerar um comportamento adequando à medida que este comportamento é adotado pela maioria. 

Este é um dos atalhos mentais mais utilizados pelas pessoas, porque poupa energia em descobrir o que tem qualidade e merece atenção. O raciocínio é o seguinte: ‘se a maioria das pessoas está interessada, isso significa que realmente é bom’, não é verdade? Nem sempre. Aí é que nasce um sério problema.

Aqueles que conhecem esse gatilho mental podem ativá-lo a fim de induzir o cliente a ter uma impressão falsa sobre seu produto ou serviço. 

É a lógica que algumas casas noturnas, por exemplo, utilizam. Elas formam propositalmente uma fila na parte de fora, mesmo tendo lugares vagos no interior, só para que o público que passa na frente tenha a impressão de que aquele é o mais procurado – e por isso o melhor – lugar da noite para entretenimento. 

Talvez você mesmo já tenha se interessado por um conteúdo na Internet só porque milhares de pessoas estão comentando ou curtindo, e quando acessou o tal conteúdo descobriu que não tinha tanto valor assim. 

Por outro lado, se você criou algo que realmente beneficiou o seu público e por isso tenha valor, você tem todo o direito de expor na sua campanha de marketing depoimentos de pessoas que mostrem os resultados que foram obtidos, desde que sejam depoimentos sinceros e verídicos – e não representados por atores.

Por todas estas razões, veja quanto é importante estarmos atentos nas redes sociais ao que falam dos nossos negócios. Daí poderão sair correções e depoimentos interessantes.