carregando...
Profissão Atitude
Você pode fazer tudo e ter tudo! Será?
Você pode fazer tudo e ter tudo! Será?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Será que podemos ter tudo? E fazer tudo? Isto é um mito. E não é novo. O mundo inteiro está contaminado por isso graças à publicidade, aos cursos de liderança e até às palestras de motivação.

As opções e as expectativas de hoje em dia se multiplicaram astronomicamente.Logo, este pensamento é ainda mais prejudicial.

O direito de ter tudo e de fazer tudo produz como efeito o estresse nas pessoas que tentam encaixar mais e mais atividades numa vida já explosivamente sobrecarregada.

Nas empresas, os chefes falam do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas esperam que os funcionários estejam à disposição ao celular vinte e uatro horas por dia, sete dias por semana e fazem reuniões onde se discutem até 10 ‘prioridades máximas’.

Quem for ao dicionário verá que a palavra prioridade deveria significar ‘a primeiríssima coisa’, ‘a mais importante’.  Contudo, as pessoas passaram a usá-la no plural e falam em ‘prioridades’. Elas raciocinaram que, fazendo esta mudança, conseguirão modificar a realidade. Então deram um jeito de conseguir várias ‘primeiras’ coisas. Porém,  quando muitas tarefas são prioritárias, na verdade nenhuma é.

Querer fazer tudo e ter tudo força o indivíduo a fazer concessões que nunca fariam parte de sua intenção ou estratégia.  Se nós não escolhermos conscientemente em quê concentrar o nosso tempo e energia, o chefe, os colegas, os clientes e até os familiares é que escolherão por nós, e em breve perderemos de vista tudo o que é significativo a fim de atender somente aos interesses deles.

Quer a verdade? Ou você tem uma vida que faz sentido para si mesmo, ou se quiser fazer tudo e ter tudo acabará  sendo o que os outros acham que você deve ser.  Faça a sua escolha!