carregando...
Profissão Atitude
VOCÊ É O QUE FAZ E NÃO O QUE DIZ SER
VOCÊ É O QUE FAZ E NÃO O QUE DIZ SER

Abraham Shapiro

Nunca diga quanto você é ético. E nem honesto. E nem inteligente.  O que você é todos saberão sem que seja preciso dizer. Então preocupe-se em viver a  ética, a honestidade e a sua inteligência da forma mais realista e prática possível

Qualquer um que insista em falar sobre suas características pessoais estará levantando "n" possibilidades de não ser verdadeiro. O motivo? As prisões estão lotadas de gente que se diz religiosa, correta e de outros personagens que sempre afirmaram ser éticos em casa, no trabalho, a seus eleitores e  a clientes. 

Quer que todos saibam o que você é?  Só há um modo. Seja um exemplo. Eis a prova máxima. 

Diga ao seu cliente, por exemplo, que você se esforça para ter um relacionamento de longo prazo em negócios com ele, e não apenas fechar um pedido e sumir.  E não use a palavra “ética”.  Se eu, por exemplo, ouvir um vendedor dizer de si mesmo que é ético no contexto dos negócios que estejamos fazendo, sou capaz de voltar atrás por suspeição.

Quanto mais próxima de zero for a diferença entre o que dizemos e fazemos, mais coerentes e autênticos somos. 

Se depois de tudo o que faz, você precisa dizer o que é ou quem é às pessoas à sua volta, elas pensarão automaticamente que você não corresponde ao que diz. Deixe os seus atos, as suas atitudes, falarem de si e por si. 

“Sou honesto”, “sou ético”, assim como “sou o chefe” ou “sou eu quem manda aqui”, quase sempre são palavras que expressam o pensamento de quem não sabe o que ou quem realmente é.