carregando...
Profissão Atitude
Você é maduro? Você é madura?
Você é maduro? Você é madura?

Abraham Shapiro

Separe a ideia de crescer da ideia de desenvolver.

Crescer? O lixão cresce. O cemitério cresce.

Desenvolver é o que está acontecendo hoje com a tecnologia, com empresas como a Apple, o Google, com vários setores da agricultura etc.

Crescer, na maior parte das vezes, é quantitativo. Desenvolver não. Desenvolver se relaciona com qualidade.

Quando eu falo da área profissional e empresarial, a prática me mostra que o sucesso só acontece como resultado do esforço investido para haver desenvolvimento. E não de outra forma. É o incremento na qualidade que faz prosperar.


Um bebê cresce desde que é feto, no ventre da mãe, até a fase adulta. Mas você há de concordar comigo que só crescer não basta para fazer dele um adulto virtuoso, de comportamento exemplar. 

Um ser humano que apenas cresceu, terá tamanho e força física. Mas facilmente poderá  ser bobo e grosseiro. Talvez a melhor expressão que o descreve seja: imaturo. 

Maturidade é uma das qualidades mais louváveis de uma pessoa – o que nada tem a ver com a idade dela. É só observar jovens maduros e velhos tolos. 

Eu vejo na maturidade, sem dúvida, a principal medida do desenvolvimento do homem – seja na ótica intelectual, profissional, social etc.

Ok. Se a definição de maturidade é a capacidade de reagir aos estímulos que nos chegam através de todos os meios sem que causemos conflito e sem fugir da responsabilidade, a questão que eu levanto pra que você reflita e responsa aqui, hoje, é a mesma que formulo a mim mesmo: ‘Você é maduro?’