carregando...
Profissão Atitude
Você é bom profissional? Como você sabe?
Você é bom profissional? Como você sabe?

Abraham Shapiro

É difícil a qualquer ser humano permanecer conectado ao próprio crescimento.  Fácil não é. 

O autodesenvolvimento geralmente é descontínuo, ocorre aos pulsos. De tempo em tempo algo nos acontece. Se aquilo nos incomoda, causa alguma dor ou nos entusiasma,  amadurecemos ou aprendemos uma boa lição. 

Não era assim com aquele homem que conheci no aeroporto.  Veja a seguir o que ele me disse: 

- “Há anos mantenho um caderno onde anoto todos os meus compromissos. Quando chega a noite de sexta-feira, faço um exame de consciência depois do jantar. Entro no meu pequeno escritório de casa,  abro o caderno e me recordo de cada entrevista, dos assuntos discutidos e das reuniões com meus gerentes. Pergunto a mim mesmo quais erros cometi?  O que fiz certo? Em que eu podia ter melhorado meu desempenho? Quais lições posso aprender com estas experiências? O saldo entre acertos e erros foi positivo ou negativo?”.

E ele continuou: 

- “Às vezes fico triste comigo mesmo. Tenho falhas que ainda me surpreendem. Por outro lado, vejo que diminuí a frequência de alguns erros antigos. Outros já eliminei. Quando eu supero as minhas falhas, eu me dou os parabéns, e me sinto vencedor. Não tenho receio de afirmar que este processo me ensinou muito mais a ser profissional que qualquer MBA, pós-graduação ou curso que eu pudesse ter feito. Tem melhorado minha capacidade de tomar decisões e me feito crescer como gente”.

Eu o ouvi atentamente. Depois vim a saber que se tratava de um empresário de primeira linha. Ali se passaram duas horas que podiam ter sido de maledicências ao governo, à economia ou a seus próprios funcionários. Mas converteu-se num tempo de inestimável valor pela bondade de um indivíduo em dividir comigo sua atitude e seu conteúdo.