carregando...
Profissão Atitude
VOCÊ DEVE "GERENCIAR" OS SEUS RELACIONAMENTOS
VOCÊ DEVE "GERENCIAR" OS SEUS RELACIONAMENTOS

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Quando entramos em contato com outro ser humano, estamos estabelecendo uma relação. Um “bom dia”, um “muito obrigado”, as formas de tratamento que utilizamos –  como:  você, o senhor, a senhora – são ações que gerenciam estas relações com os que participam do nosso mundo.

Todo relacionamento tem um poder particular e útil. A capacidade de iniciar uma conversa é importante, ainda que muitos não a valorizem. Diálogos aparentemente comuns, como aquilo que se fala num elevador, fazem diferença.

Apesar da aviação a jato, da internet e das mídias sociais terem diminuido muito as distâncias que nos separavam no passado,  temos a tendência de querer fazer a vida cada vez mais rápida e prática, o que faz nascer o paradoxo de não querermos mostrar aos demais como realmente somos.

No entanto, é bom lembrar que a tecnologia não mudou uma verdade absoluta: “ninguém é feliz sozinho”.  Então, criar relacionamentos e mantê-los,  foi, é e será  um dos itens mais valiosos da vida e do trabalho. Falamos sobre futebol, política, economia, comida, mas é preciso vencer o temor de revelar um pouco sobre os nossos pensamentos.

Para que uma relação prospere para o bem comum é indispensável vermos cada pessoa como um novo mundo a ser explorado. Temos de arriscar!

Resta um ponto importantíssimo. Lembre-se: nós nunca estamos diante de pessoas completas. Nós mesmos não estamos prontos. Ao contrário. Todos estamos em construção. E é no relacionamento com o outro que nós descobrimos e conquistamos sempre novas condições de desenvolvimento.