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Profissão Atitude
VENDEDOR SEM AMBIÇÃO
VENDEDOR SEM AMBIÇÃO

Abraham Shapiro

O meu cliente estava nervoso quando me questionou com o seguinte pensamento:

- “O que há com os jovens que empregamos nas nossas empresas?  Muitos deles são inertes. Não estão dispostos a se esforçar. Concentram-se nos finais de semana, em festas, diversão... e querem sossego. O senhor acha que é falta de ambição?”

E eu respondi:

- “Bem. A falta de ambição é uma hipótese. Mas a pergunta seria: qual a raiz disso?”

Ele é dono de uma grande empresa comercial cuja equipe de vendas comercializa produtos em alta escala. E então ele prosseguiu

- “Os meus vendedores mais jovens não querem pegar a estrada às segundas-feiras e estão de volta a suas casas na sexta-feira logo de manhã.  Eles não têm a garra que eu vejo nos profissionais mais velhos.”

Eu desconheço as estatísticas de como tem sido o comportamento dos jovens da Geração Y, ou Geração do Milênio, quanto aos índices de ambição. Mas creio ser importante recordar este conceito. 

Ambição, na prática, é a insatisfação com a situação atual; é o desejo de promover mudanças para melhor e de  intensificar a iniciativa pessoal.

Quando um funcionário não tem ambição, pode não lutar por bater metas ou mesmo satisfazer-se com o patamar de ganho a que tenha chegado. Em algumas áreas talvez seja interessante ter pessoas assim. Mas não em vendas. Com toda certeza. 

Isto seria o caos para a equipe e para a empresa. Troque o seu vendedor de terças, quartas e quintas  por alguém que vibre com resultados e com maiores chances de vender mais. Do contrário, você terá de aumentar seus benefícios a título de patrocínio de suas baladas e festinhas com os amigos.