VENDAS E OUSADIA
Abraham Shapiro
Todos nós, de algum modo, somos vendedores e estamos em venda. Já, assumir “ser vendedor” e encarar a venda como uma arte é o que fazem os profissionais.
Nenhum vendedor devia ter medo de gente.
Vendas é uma arte que depende de entender como as pessoas “funcionam” a fim de atraí-las, iniciar e manter relacionamento com elas. Depende de saber usar as palavras, quando dizer e porque não dizê-las.
Quem está em venda e não estuda afim de se desenvolver mais e mais, a essas horas deve estar fracassado.
Venda, hoje, exige constante reciclagem, participar de cursos e outros meios de melhoria e aperfeiçoamento. Falta apenas um detalhe para completar esta descrição qualitativa do vendedor a que chamo “extraordinário”. Aqui vai. Ele deve ser ousado.
Ousadia é algo próximo a “ter cara-de-pau”, mas no sentido positivo.
Uma antiga anedota ajuda a ter noção sobre o que estamos falando:
No tempo das locomotivas, um homem pobre regressava de uma cidade distante. Ele conta a um amigo que o fiscal do trem o encarava de modo especial cada vez que passava por seu assento.
- “Como assim?” – pergunta o amigo.
- “Ele me olhava como se eu estivesse viajando sem passagem” – diz o primeiro.
- “E você, o que fez?” – voltou o amigo.
- “Ora, o que havia de fazer?” – responde o pobre – “Eu olhava para ele como se eu realmente tivesse a passagem”.
Está aí um exemplo curioso do que é ser cara-de-pau.
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Abraham Shapiro é consultor de empresas e Executive Coach com especialidade na sucessão em empresas familiares. Fone | Whatsapp: 43 8814 1473 Email: [email protected]