carregando...
Profissão Atitude
VÁ PARA BEM LONGE DO NEGATIVISMO
VÁ PARA BEM LONGE DO NEGATIVISMO

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Ter pessoas negativas num grupo de trabalho quase sempre é sinônimo de perdas ou déficit. Não é preconceito. É constatação.

O motivo é óbvio. Quem pensa negativo e só enxerga obstáculos sem fazer a contrapartida positiva, não faz fluir a criatividade e nem a imaginação. Esta pessoa terá problemas de desempenho e de comprometimento em tudo o que fizer. Olhe para a vida dela e você não encontrará área alguma em que se saia bem. Vê o perigo que isso representa?

Os antigos tinham uma forma muito interessante de expressar este raciocínio. Eles diziam que “a Divindade não repousa sobre quem é negativo”. Pensando por esta ótica, o negativismo não produz alegria.  Por isso, é bem provável que o indivíduo negativo tenha uma vida mais sofrida e desolada, porque tende à tristeza.

O problema é que a energia e os pensamentos negativos são muito mais “pesados” do que o pensamento positivo. Daí ser preciso o dobro de força para ser negativo do que para ser positivo. E é por isso que passar algum tempo junto de alguém que vive pelo modo negativo de ser causa mais cansaço. Você se sentirá extenuado como se tivesse passado horas carregando pedras. Estudos feitos pela neurocientista Tali Sharot, da Universidade de Londres, mostraram que uma pessoa que pensa negativamente nas chances de vir a ter câncer, tem funcionamento dos lobos frontais do cérebro de maneira completamente diferente, como que em alerta; e quando encara a situação com mais positivismo e esperança, o cérebro trabalha melhor e consome menos energia.

Saia fora do negativismo. Isto é paralisante. Equilibre-se e dê força ao positivo dentro dos seus pensamentos, porque as pessoas negativas são aqueles que sempre têm um problema para cada solução.