carregando...
Profissão Atitude
UMA METÁFORA SOBRE VOCÊ
UMA METÁFORA SOBRE VOCÊ

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Alcançar o último andar daquele edifício valia um prêmio espetacular. Mas tinha de ser feito pelas escadas. Cem andares.

Dois amigos começaram juntos. Dez andares foram fáceis. No quinquagésimo, estavam ofegantes.

Quando chegaram ao octagésimo, ambos já não andavam. Engatinhavam.

No andar 89, um deles desistiu. O outro disse:

- "Eu estou quase morto, mas vou prosseguir!"

Ele continuou mais um andar. Olhou e viu uma placa à sua frente em que se lia: "Andar 90. Se você chegou até aqui, ganhou o direito de usar o elevador. Parabéns!"

O elevador estava à sua frente, de portas abertas. Cansado, mas feliz, ele entrou e apertou o botão. Chegou ao topo e conseguiu a recompensa pelo esforço.

Esta é a metáfora da vida. Da sua vida! e também da minha!

Alguns interpretam “chegar ao topo” como:  fama, riqueza ou posição social evidente.  Outros se perguntam: "Por que se esforçar para subir?". E outros, ainda: "Por que não permanecer onde estou?"

Ocorre que a possibilidade de ficar parado ou  estacionar não existe, absolutamente.

Somos como a terra. Todos nós, seres humanos. Ou produzimos frutos e verduras ou, se nenhum trabalho sobre nós mesmos for feito,  ervas daninhas, mato e pragas tomarão conta.

Viver é aprender de tudo e com tudo. É obrigatoriamente adquirir sabedoria e desenvolver-se: como ser humano, como membro de uma família, como profissional e em tudo o mais. O esforço por isso é, em si mesmo, o grande prêmio.