carregando...
Profissão Atitude
UMA FÁBULA SOBRE PARCERIA
UMA FÁBULA SOBRE PARCERIA

Abraham Shapiro

Dois burros caminhavam juntos. Um deles ia sem nenhuma carga no dorso porque dizia ser o preferido de seu dono para a montaria. O outro carregava injustamente toda a mercadoria, o que significava peso maior do que suas forças permitiam.

Em vão este coitado implorava ao colega que lhe fosse parceiro e o aliviasse de uma parte da carga. Mas o outro apenas zombava correndo livremente de lá para cá e ignorando a súplica e a dor do animal carregado. E para gabar-se, dizia que a parceria entre eles tratava-se apenas de dividir a água e o feno com que se alimentavam.

Assim passaram horas e horas até que o pobre burro carregado, extenuado e enfraquecido estrebuchou-se, e sucumbiu morto.

O que fez o dono? Transferiu às costas do primeiro toda a carga. E não só, como também juntou a sela do burro morto a toda a mercadoria.

Moral da história:  Parceria é o que acontece quando dois ou mais indivíduos justos se reúnem para alcançar um objetivo comum. "Indivíduos justos" subentendem que dividir as tarefas e oferecer ajuda mútua não se trata de ato de bondade, mas da premissa básica para que haja parceria e seja duradoura.  

É o mínimo a fazer para que existam benefícios. E, por que não dizer até:  para que todos sobrevivam?