carregando...
Profissão Atitude
Um rápido conhecimento sobre vírus
Um rápido conhecimento sobre vírus
ABRAHAM SHAPIRO

Uma coisa de que todos precisam saber: uma  música alta fica mais silenciosa à medida que você se afasta dela. Um produto químico lançado num lago é diluído à medida que se afasta de onde se despejou. Com os vírus nunca é assim. Eles começam de novo toda vez que infectam outra pessoa.

O problema é que nós pensamos e agimos como se isso não fosse verdade.  Mesmo sendo orgânico e vivendo no nosso corpo, os vírus possuem um código próprio que se replica completamente à medida que se espalham. Eles evoluem conforme avançam, e também são recarregados a cada novo hospedeiro.

O sarampo é um dos vírus mais contagiosos que conhecemos e, felizmente, ele afeta seriamente  - ou mata –  apenas uma pequena porcentagem das pessoas que infecta. Como ele infecta muitos, é urgente ser vacinado contra sarampo  para impedir que você ou a pessoa que você infectará em seguida seja vítima. 

Ok. Vamos falar da quarentena do Coronavírus. Saiba urgentemente que uma máscara não é um amuleto da sorte.

Profissionais da área da saúde, especialmente os médicos, sabem usar máscaras, luvas e se higienizar adequadamente para evitar doenças transmissíveis.  Mas é necessário saber que as máscaras comuns disponíveis no mercado não bloqueiam corpos tão pequenas quanto os vírus COVID-19.

Pessoas andando pelas ruas e supermercados com máscaras desajustadas ou tocando superfícies deixam claro que têm um ‘pensamento de talismã’ e não de prevenção real, afinal, os vírus podem  sobreviver dias em certas locais.

A lavagem das mãos pode funcionar, principalmente se for feita com frequência e bem.

O fato é que, se todas as pessoas no Planeta estivessem isoladas por três semanas, poderíamos ficar bastante confiantes de que poderíamos seguir em frente.  Mas o mundo está muito mais conectado que isso.  Criamos uma cultura mundial de conexão, tanto digital quanto física, e, embora possamos diminuir a propagação de um vírus, não podemos impedi-lo.

Outro problema é o caos econômico. Como manter empregos? Como manter as empresas abertas? Um país como o Brasil não pode ser comparado a países do primeiro mundo, onde os recursos sociais – e a destinação de impostos – e são mais justos.

É uma hora em que o bom senso precisa imperar sobre todos... e não a paixão ou a emoção.

Desejo a você e à sua boa saúde: tranquilidade e um final rápido para isso.