carregando...
Profissão Atitude
Torne-se um ouvinte de qualidade
Torne-se um ouvinte de qualidade

Abraham Shapiro

- "Sempre que alguém começa a me dizer algo, eu já tenho uma opinião formada a respeito. Nunca presto atenção ao que é dito".

Esta declaração, de um importante executivo, descreve os sintomas de uma grave doença social: não saber ouvir.

É difícil conviver com gente que não ouve. Pior é quando ‘essa gente’ somos nós.

Eu já sofri deste mal por muito tempo. Até que um dia me conscientizei da minha ‘doença’ e adotei uma disciplina para me curar: um processo de duas etapas que passo a revelar a seguir. 

Etapa # 1: Ouça com intenção de entender. Use os olhos e os ouvidos. E não pense em outra coisa que não seja o que os seus ouvidos e olhos captam nesse momento. 

Etapa # 2: Caso precise responder algo, pense na resposta somente depois de entender o que foi dito ou perguntado.

Isto ajudou demais a melhorar os meus relacionamentos. O que parecia indiferença passou a ter significado, importância e, consequentemente, valor.

Fico imaginando quantos profissionais deixam de progredir em suas carreiras por não saberem ouvir. Muitos dos quais ricos em conhecimento técnico, mas paupérrimos em relações interpessoais. E a causa de 99% dos casos é não saber ouvir. 

Outro comportamento detestável é fazer coisas enquanto alguém lhe dirige a palavra. Se a sua mente está na Lua ou no espaço sideral, se você apenas finge ouvir para depois pronunciar comentários já prontos, não há indicadores mais conclusivos de que você é um mau ouvinte e, portanto, um péssimo amigo. Em igual medida, ficar ansioso para dar uma resposta que já esteve na ponta da língua todo o tempo que o seu interlocutor tentava expor suas ideias em palavras.

Você quer dar e receber consideração? Mude isso. Se não, a sua característica mais marcante, esteja certo, será a arrogância.

Então, não interrompa quem fala e comece a ouvir com foco.

Tem perguntas? Pergunte, e depois fique quieto. Concentre-se na resposta, e não nos seus pensamentos paralelos.

Ouvir é mais do que escutar. Ouvir é um caminho iluminado para a inteligência, já que utiliza os recursos do seu acervo mental. Escutar é apenas utilizar os seus ouvidos para captar sons. 

Existem muitas outras dicas de como tornar-se um bom ouvinte. No entanto, nenhuma delas se antecipará à principal, que diz: “Cale a boca e ouça”!