carregando...
Profissão Atitude
Torne-se um essencialista e viva melhor.
Torne-se um essencialista e viva melhor.
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Não sei se você já chegou ao nível do essencialismo. Sabe o que é?

Essencialista é a pessoa que busca de modo incansável ‘o menos’, porém melhor. Repetindo: ser um essencialista é ‘buscar o menos, mas melhor’.

O essencialista não concorda com este princípio só de vez em quando. Ele o adota de maneira disciplinada o tempo todo e em tudo o que faz.

Para ele não basta incluir entre as resoluções de ano-novo aprender a dizer ‘não’, limpar a caixa de entrada de e-mails ou dominar alguma nova estratégia de administrar o tempo. Um essencialista pára constantemente  e se pergunta: “Estou investindo nas atividades certas?”

Você já percebeu que existem muito mais atividades e oportunidades no mundo do que tempo e recursos para investir nelas.  Embora muitas destas oportunidades possam ser ótimas, o fato é que a maioria delas é trivial. O essencialista aprendeu a filtrar todas as opções disponíveis e ficar com as que são verdadeiramente essenciais.

O essencialismo não trata de fazer mais nem menos – trata de fazer as coisas certas. Consiste em investir tempo e energia da forma mais inteligente possível a fim de dar sua máxima contribuição, fazendo o essencial bem feito.

O resultado é que, ao investir em menos coisas, tem-se a satisfatória experiência de alcançar um avanço significativo atuando preferencialmente sobre aquilo que mais importa.