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Profissão Atitude
Só líderes saem desta encruzilhada com sucesso
Só líderes saem desta encruzilhada com sucesso

ABRAHAM SHAPIRO

Você tem um grupo de vendedores de bijuterias de porta em porta. 

O vendedor mais produtivo vende mil peças por mês. O menos produtivo vende duzentas. 

Para qual dos dois você dedicaria mais tempo?

Pesquisas mostram que os gerentes perdem mais de 70% de seu tempo tentando melhorar funcionários não produtivos, e deixam os produtivos sem atenção, o que faz que eles se sintam desvalorizados.

Se você treinar aquele vendedor que vende mil peças ao mês para passar a vender mil e duzentas, ele irá  aumentar as próprias vendas em 20% e acrescentar duzentas peças ao total vendido pela equipe. 

No entanto, se você investir o mesmo tempo sobre o vendedor não produtivo e o fizer aumentar suas vendas em 20%, ele terá um incremento de apenas quarenta peças. E olhe lá, se aumentar!!!

Então pense comigo: “Vale a pena passar a maior parte do seu tempo ‘martelando’ a cabeça funcionários não produtivos?” Além disso, se você ainda não percebeu, os funcionários não-produtivos são aqueles que se contentam com a manutenção do emprego e enxergam problemas em tudo. Eles não gostam de assumir responsabilidade pelos maus resultados e não se importam em vender mais, em prospectar clientes etc. E quando não vendem, a culpa é do preço do produto ou do mercado.

Então seja lógico.

Aos funcionários não produtivos, mantenha as coisas do modo mais simples que puder, treinando o básico e desafiando-os com metas que os instiguem a crescer. Dedique cada vez mais tempo a quem é produtivo. Eles têm o ímpeto de buscar novas fronteiras, querem isso... e quem melhor do que você para ensiná-los a conquistar mais e mais vendas?!?