carregando...
Profissão Atitude
Ser previsível
Ser previsível

Abraham Shapiro

Um dos meus esportes prediletos é prever como as pessoas agirão.   E como isso é fácil hoje em dia. As pessoas nunca estiveram tão previsíveis! 

Ninguém devia ser previsível. Isso contradiz a natureza humana – que é potencialmente infinita em tudo. Potencialmente, eu disse. Talvez este seja o problema. Potencial não é realidade. Potencial é algo latente, dormente... algo que precisa ser despertado. Para que um potencial se realize é preciso ação, esforço. 

Então eu arrisco dizer que as pessoas estão previsíveis porque não querem se esforçar em busca de novas perspectivas. São como um indivíduo que abre um atalho numa floresta a golpes de foice e ao chegar ao lugar que deseja, transforma este caminho precário em sua única alternativa de trajeto para ir e vir. 

Assim, pessoas que seriam grandes se confinam a um status muitas vezes insignificante. Gerentes que seriam líderes fabulosos, empreendedores criativos e inventivos que superariam sua concorrência, vendedores talentosos que conquistariam enormes resultados, homens e mulheres que construiriam belas famílias, mas, adultos, se resignaram a viver com os pais. Quantos decaíram por isso? Quantos se enterraram num comodismo absurdo e trocaram prosperidade por obsolescência. 

Medo? Sentiram-se vítimas das circunstâncias?

Importante é saber e lembrar sempre que o propósito da vida inclui, entre outras  virtudes, a capacidade de se renovar, de se reinventar. E isso envolve o ato de surpreender, de decidir coisas de um jeito novo e maravilhoso, de abrir e pavimentar novos caminhos na imensa floresta mental. 

É a mais pura e elevada verdade a sabedoria que permeou os séculos e hoje ainda grita: “De acordo com o esforço é a recompensa. Esforço. Sempre o esforço.