carregando...
Profissão Atitude
SER LÍDER DE VERDADE: O QUE É? COMO É?
SER LÍDER DE VERDADE: O QUE É? COMO É?

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Empresas não precisam de líderes. O que elas precisam é de liderança.

É um erro fixar o pensamento na imagem estereotipada do líder como uma figura cheia de capacidades, sentado numa mesa ampla, com poderes de fazer colocações maravilhosas  e oratória brilhante para resolver todos os problemas. Isto não é real. É fantasia. Fantasia nociva.

A força verdadeira de um líder nada tem com sua imagem, e menos ainda com uma genética rara. Líder é aquele que é capaz de fortalecer um grupo a ponto de fazê-lo tornar-se uma equipe.

Se cada um busca seus próprios interesses e tem opção de “ficar na sua” isto não passa de um amontoado de gente, um grupo. Eles estarão fisicamente próximos, sim, porém, somente quando partilham de um objetivo comum  é que serão uma equipe.  Eis aí o maior e mais revelador desafio de qualquer líder. E este "objetivo comum" é, obrigatoriamente, a missão e a visão da empresa - nutrido por seus valores.

Qualquer empresa necessita de muitas pessoas que tenham esta capacidade, e não somente de uma, pois não se trata de um reino, mas de um negócio.

As pessoas imaginam liderança da mesma forma como pensam em sucesso porque esperam chegar o mais alto possível, subir a ladeira e conseguir a posição mais alta para seu talento. Mas acredito piamente que, em liderança, o resultado final não é “a que ponto conseguimos chegar”, mas “a que ponto levamos os outros”.