carregando...
Profissão Atitude
SEMPRE HÁ UMA INTENÇÃO ESCONDIDA
SEMPRE HÁ UMA INTENÇÃO ESCONDIDA

Abraham Shapiro

Alguém entra no seu escritório aos berros. É claro que esta não é a forma ideal de se conseguir o que quer que seja. Mas se você se perguntar o que é que ele deseja com isso, bem provavelmente irá descobrir que ele só quer chamar a sua atenção para ajudá-lo a resolver algum problema que o aflige.

Uma das coisas mais importantes da minha vida foi exercitar a descoberta das razões que motivam a ação das pessoas. E comecei por mim mesmo. Eu sempre me pergunto:  “Por que estou agindo desse modo?”,  “O que eu quero expressar?”,  “Eu conseguiria falando de outra forma ou em outro tom de voz?”.

Esse tipo de reflexão desenvolve a nossa capacidade de compreensão através da empatia e pode nos amadurecer ou nos tornar mais sábios.

Todo comportamento, mesmo aparentemente estranho ou condenável, tem sempre uma intenção positiva. E você consegue descobrir se analisar dentro do contexto e da experiência da pessoa que o exibe.

Desde que o meu mentor pessoal me ensinou que os seres humanos elevados não se concentram na aparência do que os outros fazem, eu desejei tornar-me este ser humano elevado. Não tem sido fácil, porque eu erro muito. Mas acho que tenho melhorado. Ao menos já sei que existe algo bom contido nas atitudes da maior parte dos indivíduos,  e ele só está se expressando do modo como está porque não sabe demonstrar com clareza de outra forma.

Isto é compreensão. Assim, eu tenho aprendido a evitar aceitar o primeiro julgamento que faço. Eu me demoro mais para ter uma opinião. Sempre há uma intenção bem escondida.