carregando...
Profissão Atitude
Saiba como melhorar a sua eficiência mental
Saiba como melhorar a sua eficiência mental

ABRAHAM SHAPIRO para o Portal Profissão Atitude

Por que é que muitas pessoas não conseguem aprender o que leem, o que ouvem, ou reter o que assistem na tevê ou numa palestra?

O mecanismo de aquisição de informações no ser humano é curioso. O que entra no cérebro através dos cinco sentidos é imediatamente comparado com registros já existentes.  O que não for compatível com o que há, será  automaticamente rejeitado de modo não muito diferente da descarga de um banheiro.  Não será deste modo caso o indivíduo  tenha forte interesse na informação ou dado frente ao qual está no momento.

Vamos explicar.

Todos nós temos algo parecido a uma biblioteca no nosso cérebro. Desde o nascimento até a  velhice esta biblioteca estará em expansão pelo acréscimo de novos itens cognitivos, como as experiências das quais  extraímos lições, o que estudamos e  lemos com foco, os sentimentos e sensações e tudo aquilo a que nos esforçamos para aprender. Assim se enriquecem os registros mentais.

Portanto, a facilidade de aquisição e retenção de novos conhecimentos e informações nada tem a ver com inteligência nata, mas com o esforço pela melhoria crescente da capacidade individual. E isso é fruto do interesse e do esforço.

O contrário também é verdade.

Supere a preguiça, o comodismo e a inércia se o seu desejo for tornar-se mais inteligente. Mesmo o mais lento dos lentos poderá alcançar a grandeza quando buscar conquistá-la com tamanha convicção e vontade que se esforce ao máximo  e chegue até a chorar por isso.