carregando...
Profissão Atitude
Saia do caminho dos pretensiosos
Saia do caminho dos pretensiosos

ABRAHAM SHAPIRO

O sujeito cuja visão de si mesmo é bem mais elevada do que realmente é chama-se ‘pretensioso’. Ele se julga superior aos demais sem nenhum motivo ou mérito real. 

Geralmente o pretensioso é alguém que pouco faz, porém critica tudo e todos com severidade. Suas ideias são sempre as melhores, e ele tem a facilidade de drenar a energia de todos a sua volta. Poucos o toleram.

Mas cabe perguntar: por que existem pessoas assim?

A principal causa da pretensão é o fato do indivíduo reconhecer que seus próprios pensamentos não são originais e nem valiosos. Assim, como fuga da realidade que lhe causa dor, ele inflaciona seu valor pessoal e busca humilhar e intimidar os outros.

No ambiente de trabalho como lidar com um pretensioso?

A atitude que melhor funciona é: dar um sorriso e ignorá-lo por completo. 

Não o valorize e nem o desafie – porque ele nunca tem a perder e, por isso, é capaz de tudo quando se sente provocado. Portanto, se você não reagir ao que ele disser ou fizer, ele se sentirá mais inseguro do que é, e sairá em busca de outra vítima. 

Outra tática poderosa é perguntar ‘por que’ várias vezes sucessivas. Você verá que em breve ele não terá resposta e desiste de sua postura arrogante.

Jamais se associe a um pretensioso. Se o fizer, você terá motivos de sobra para se arrepender, porque além de fazer tudo para ter o domínio irrestrito de tudo,  ele acabará saindo da sociedade e deixará todos os prejuízos sobre você.