carregando...
Profissão Atitude
Sabe o que significa 'sinecura'?
Sabe o que significa 'sinecura'?
ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Sinecura não é o nome de uma ave... e também nada tem a ver com a medicina. É uma palavra de origem latina formada por dois radicais: sine, que significa sem, e cura, que se traduz como cuidado.

Sinecura, portanto, é um emprego ou cargo bem remunerado que exige pouco trabalho ou pouca responsabilidade.

Eu sei o que você pensa quando se fala em ganhar bem e trabalhar pouco e sem responsabilidade.  É o fulano que se pendura no cabide de emprego dos políticos, não? Com raríssimas exceções, sim.

Contudo, o meu intuito em tocar nesse assunto nada tem com política.

Eu estou negativamente surpreso com o crescente aumento de pessoas que querem um emprego, mas não um trabalho nas empresas. Querem salário e segurança, mas não obrigações e responsabilidades, ou seja: ganhar o sustento na moleza.

Elas pulam de galho em galho buscando um ambiente onde não sejam pressionadas; odeiam fazer relatório de atividades e esperam que seus chefes acreditem ou confiem que trarão resultados sem que façam planejamento ou assumam compromisso.

A sorte de qualquer empresa é que existem os outros – aqueles que querem ser desafiados para alcançar metas; buscam oportunidades para crescer e, se não as encontram, eles as criam. 

Estes influenciam os que estão a seu redor e sabem que no ambiente de negócios não existem garantias. Por isso, lançam-se sobre os desafios da empresa assim como sobre seus desafios pessoais; resolvem problemas, são organizados e não sonegam informação alguma a respeito do que fazem, pois não temem o controle de seus superiores.

Muito bem, aos que fogem da responsabilidade e querem grana fácil, aqui vai o meu aviso: sinecura é miragem. Isto não se sustenta nem com esperança.