carregando...
Profissão Atitude
RELATIVIZE-SE
RELATIVIZE-SE

Abraham Shapiro

Ele era um dos meus melhores alunos. Estudioso, esforçado, excelente índice de aproveitamento de todos os temas que eu trazia aos nossos encontros. 

Eu me impressionava vendo-o praticar grande parte das lições que compartilhava com ele. Eu o mencionava como exemplo nas minhas palestras.

Não sei dizer a data em que começou a decair. Mas sou capaz de especificar o comportamento que determinou sua queda. Ele se tornou seguro demais de si mesmo. 

Excesso de autoconfiança. 

E como tudo nessa vida tem dois lados, ele começou a acreditar demais em: “Eu sou bom no que faço”, “Eu tenho poder”...

Conhece o verbo relativizar-se? Significa: “tratar uma coisa como não sendo absoluta, ou considerá-la como de importância relativa.”

Pensar ser rico a ponto de transformar-se num indivíduo insuportável é nocivo. Caso aconteça, olhe pessoas que têm muito mais do que você. Isto irá enquadrá-lo na perspectiva correta. Saiba também que sempre existiu alguém mais rico do que você. Em outras palavras, coloque-se no seu lugar devido, tenha responsabilidade e não a perca, sabendo que há e sempre haverá muito a ser feito para o seu desenvolvimento pessoal. E isso não tem fim, como foi dito: “A ninguém é permitido pensar que o trabalho está concluído”. E, pela lógica desta sabedoria, se ainda há tarefas a fazer, não existe motivo suficiente para que se julgue o maior de todos ou um  sucesso inigualável.

Quem canta vitória antes de jogar, talvez acaba de ampliar muito as chances de se decepcionar com esta certeza. Então: relativize-se. Olhe para si mesmo e saiba que você ainda não é o melhor.