carregando...
Profissão Atitude
QUEM É O PATRÃO?
QUEM É O PATRÃO?

ABRAHAM SHAPIRO para o Blog Profissão Atitude

Uma dica especial: passe tempo com as pessoas “menos graduadas” da sua empresa. Uma pequena atenção pode ter um grande resultado.

Um presente especial que você pode oferecer ao seu pessoal interno é levá-los para conhecer clientes.

As pessoas nas bases de finanças, logística, produção, controle de qualidade, call-center têm o poder de fazer milagres acontecerem. Mas elas só os farão se estiverem com a mente voltada para isso.

Tipicamente, os vendedores tratam os funcionários subalternos como primos pobres de segundo grau, ou ainda pior, como “barreiras para ganhar a venda”. Não é de surpreender que aqueles funcionários humildes dificilmente se encontrem dispostos a ajudar o pessoal das vendas.

Clientes são o maior benefício de qualquer empresa, inclusive da sua. Você não acha interessante, portanto, que TODOS os membros da organização os conheçam?

Comece a falar dos clientes nos ambientes onde eles nunca são sequer mencionados. Diga como eles são, como pensam, o que fazem em suas empresas, como estão realizando negócios... enfim, transforme os clientes naquilo que eles realmente são: a parte mais importante do seu negócio. 

Fale deles exatamente para aqueles funcionários que nunca sequer imaginam que eles existem. Fale para aqueles que pensam estar trabalhando para você. Mostre a eles que NÃO É VOCÊ, mas os clientes que são os patrões. E como sempre, aconselho que comece pelo conceito da palavra “cliente”. Uma sugestão bastante sensibilizadora pode ser: “O pão nosso de cada dia".

Sabe o que vai acontecer depois disso? Quem sabe o milagre da multiplicação dos pães. E isto não é uma metáfora!!!