carregando...
Profissão Atitude
QUANDO O PIOR TORNA-SE O MAIOR
QUANDO O PIOR TORNA-SE O MAIOR

Abraham Shapiro

Um dos piores vendedores que conheci, o Carlito, tornou-se um campeão de vendas graças ao princípio prático de não desconectar a atenção de nenhum de seus atendimentos. 

A cada visita que fazia observava tudo: o que dava certo, o que dava errado, o que despertava a curiosidade do cliente e as reações frente à apresentação de venda. Ao sair, ele anotava as observações que mereciam ser lembradas mais tarde em seu caderno. As dúvidas, ele levava para discutir com o gerente. Assim, ele prosperou até tornar-se o melhor de todos e ganhar muito dinheiro em comissões e premiações. 

Certa vez eu perguntei a ele qual era seu segredo. E ele disse: "Quando dirijo o meu carro, tenho de manter a atenção o tempo todo para evitar acidentes... tanto se tiver que rodar uma ou quatro horas seguidas. Se eu bobear um segundo, pode ser fatal. No meu trabalho é assim também. Eu fico com a atenção ligada. Então eu vejo os meus defeitos, as minhas qualidades e posso melhorar o tempo todo. Aí eu leio o que é preciso para superar as minhas falhas. Eu só consigo mudar quando decido mudar. Aí eu preciso de energia pra não deixar a peteca cair”. 

Em qualquer área, manter-se concentrado é difícil. Fácil é pensar que a culpa é dos outros e ficar esperando que a sorte lhe sorria numa manhã de céu azul e sol brilhante.

Parabéns, Carlito. O maior vencedor é aquele que venceu a si mesmo! E você levou a medalha de ouro nessa modalidade.