carregando...
Profissão Atitude
Promoção na hierarquia, competências e o Princípio de Peter
Promoção na hierarquia, competências e o Princípio de Peter

Abraham Shapiro

Quando você junta uma habilidade pessoal com conhecimento e age a respeito, você tem aí uma competência. 

Cada pessoa tem suas próprias competências, já que age de seu próprio modo na combinação das habilidades que possui com os conhecimentos que adquire. E esta proporção de combinação nunca permanece estática. 

À medida que o indivíduo exercita suas habilidades, novos conhecimentos se somam, e consequentemente ele melhora sua competência rumo ao aperfeiçoamento.

Laurence Johnston Peter foi um pesquisador do comportamento humano que observou uma situação que se tornou um princípio curioso. Ele disse: "Em um sistema hierárquico, todo funcionário que é promovido, sairá de seu nível de atual competência em direção a um novo nível em que é incompetente". 

Ele chamou de incompetência a falta de habilidade para desempenhar plenamente e com domínio uma determinada função.

Peter viu que o funcionário começa a trabalhar numa posição do organograma e quando demonstra competência nas tarefas desta função, ele é promovido a um degrau acima. Neste novo posto, as habilidades e conhecimentos exigidos não são plenos. Portanto, ele ainda não é competente em seu novo status. 

Isso vem mostrar e talvez provar racionalmente quanto é importante a cultura do treinamento corporativo. Treinar é o meio mais eficaz para se acelerar o processo da aquisição de competências, já que provê novas habilidades e adiciona conhecimentos. 

Diante disso, fica fácil entender a causa de tantas empresas não alcançarem seus objetivos mesmo em mercados favoráveis ao consumo de seus produtos ou serviços.