carregando...
Profissão Atitude
Profissionais de verdade não temem amadores
Profissionais de verdade não temem amadores
ABRAHAM SHAPIRO

Profissionais verdadeiros não temem os amadores.

Agricultores profissionais não invejam o jardineiro que poda as flores do seu jardim. Isso é bobagem.

Mecânicos talentosos certamente não se importam com aquele ‘marreteiro’ que pôs uma oficina e está oferecendo seus serviços no bairro.
Há alguns anos, fotógrafos  de casamento, designers gráficos e outros profissionais autodidatas começaram a se tornar mais comuns em todo lugar. Vários daqueles que tinham feito carreira nessas áreas ficaram inseguros e começaram uma luta contra esses amadores, insistindo que eles eram uma degradação de sua arte.

Contudo, os bons e competentes profissionais, aqueles com talento real e perfeito domínio do que fazem, usaram a tecnologia para subir na ‘cadeia alimentar’ e se fortalecer. Eles até incentivaram os amadores a seguir em frente e explorar o mercado. Eles sabem que profissionais de verdade fazem mais do que apenas usar boas ferramentas ou recursos prontos da Internet. Eles criam. Eles desenvolvem e produzem resultados extraordinários.

Os verdadeiros profissionais adoram quando um amador apaixonado aparece. A clareza e a inteligência de um novo personagem empurram o cliente a buscar melhor qualidade e os concorrentes a fazerem um melhor trabalho.

Professores talentosos não têm medo de cursos on-line. Web designers talentosos não temem serviços em nuvem, como sopa instantânea em que basta acrescentar água quente. Eles sabem o valor que têm e estão sempre prontos a prestar seus serviços a quem identifica o que é bom.

Se você está chateado com a invasão de gente que se apresenta na sua área como profissional competente sem nenhuma qualificação, vai aqui a minha dica: melhore. Melhore muito. E aprofunde os seus conhecimentos em vez de ficar com raiva.